Franca vence a primeira!
Na tarde deste sábado, 28, o Sesi Franca recebeu o Flamengo para a disputa do primeiro jogo da final do Novo Basquete Brasil (NBB). A partida foi muito equilibrada do início ao fim, mas a vitória ficou com os francanos, com o destaque para Lucas Dias que fez 20 pontos, sete rebotes e 19 de eficiência. A partida terminou 85 x 79 para os mandantes.
O jogo atrasou 20 minutos para ser iniciado, após problemas na tabela e no microfone do locutor do ginásio, que se quer conseguiu apresentar os quintetos titulares dos times. Enquanto o jogo não começava, o duelo das torcidas estava bem bonito. Quando a bola subiu, o Sesi Franca teve um ótimo começo, com três bolas do perímetro, duas de Lucas Mariano e uma de Lucas Dias, além de uma boa infiltração de Georginho. O Flamengo iniciou mal, mas logo se recuperou, com dois bons ataques de Rafael Mineiro. A partida estava bem acelerada, com o times definindo seus ataques rápido, principalmente dentro do garrafão. O confronto seguiu assim até o final, foram apenas quatro faltas cometidas por ambas as equipes durante todo o período. Foi tão equilibrado que o primeiro quarto acabou empatado em 20 x 20.
Contradizendo o que foi o primeiro período, o segundo quarto foi bem nervoso, principalmente pelo lado dos mandantes, que já haviam cometido três faltas em menos de dois minutos. Após esses minutos com os nervos acima do normal, foi a vez do Flamengo ter seu momento de desatenção, onde cometeu erros bobos, mas se recuperou rapidamente. O placar baixo se deu por conta dos erros de ambos os times, que contaram com um aproveitamento abaixo do comum. Após o pedido de tempo do técnico Helinho Garcia, os francanos começaram a trabalhar mais a bola, para tentar achar o arremesso melhor posicionado e dobraram a sua pontuação no período, além de arrumar a sua defesa, limitando os flamenguistas a fazer somente 12 pontos no quarto. Já os donos da casa com seu ataque mais tranquilo no jogo, aproveitando os espaços deixados pelos visitantes, foram com uma vantagem de nove pontos. Vencendo por 41 x 32.
No retorno do intervalo, os times voltaram mais eficientes, porém com Franca dominando as ações no começo. Se no segundo quarto a bola insistia em não cair para os dois lados, nesse foi o oposto. Ataques eficientes, com ótimas movimentações de bola para encontrar o melhor arremesso. O Flamengo apostou nos contra-ataques rápidos, definindo eles na bola tripla, o que deu muito certo. Os cariocas encaixaram três bons ataques com bolas do perímetro, sendo duas de Luke Martinez e uma de Brandon Robinson, ainda contando com uma bola rápida de Yago, cortando a vantagem para três pontos e forçando Helinho a para o jogo. Nos minutos finais o jogo ficou corrido, sem as equipes conseguirem pontuar em momento nenhum, até Balbi converter uma bola de três para empatar o jogo, mas a resposta foi imediata, com Márcio pontuando no garrafão e Adyl descontando a bola tripla, Márcio ainda pontuou nos segundos finais, trazendo a vantagem para sete pontos. O quarto acabou 65 x 58 para os francanos.
Antes do início do segundo quarto, houve uma briga muito grande onde os torcedores flamenguistas partiram para cima dos torcedores francanos. Uma briga completamente desnecessária, que só estraga o espetáculo. Voltando para o jogo, o Flamengo novamente iniciou melhor, fazendo seis a zero logo no primeiro minuto. Mas Franca respondeu com duas bolas de três de Lucas Mariano. Franca retomou as ações e o controle do jogo, abrindo 10 pontos de vantagem, forçando Gustavinho a parar a partida. Mesmo após o pedido de tempo, os francanos voltaram melhor, em especial Lucas Dias, que levantou a torcida algumas vezes com suas bolas de três. A vantagem somente aumentou, chegando a ficar em 16 pontos. O Flamengo apertou a sua marcação nos últimos dois minutos e encaixou o seu ataque, reduzindo a diferença pela metade com mais um minuto para acabar o jogo. Mesmo com a pressão no final, a vitória ficou com os francanos, vencendo por 85 x 79.
O próximo confronto acontece na quinta-feira, 02/06, às 19:15, no ginásio do Maracanãzinho. Franca tenta vencer a partida e ficar a uma vitória do seu tão sonhado título de NBB. Já o Flamengo busca empatar a série e continuar com a sua hegemonia dentro do campeonato. A partida terá transmissão da ESPN, no Youtube e no Tik Tok do NBB.
DESTAQUES DA PARTIDA
Sesi Franca:
- Lucas Mariano – 20 pontos, quatro rebotes e 14 de eficiência.
- Lucas Dias – 20 pontos, sete rebotes e 19 de eficiência.
- Georginho – 17 pontos, sete rebotes e 22 de eficiência.
Flamengo:
- Luke Martinez – 15 pontos, oito rebotes e 19 de eficiência.
- Olivinha – 14 pontos, quatro rebotes e 15 de eficiência.
- Yago – 15 pontos, seis assistências e 23 de eficiência.