Esportes

Sesi Franca Basquete domina São Paulo do inicio ao fim da partida e conquista o bi campeonato do NBB

Equipe de Helinho aumentou para 13 o número de títulos na elite do basquete brasileiro

É campeão, é campeão! O Sesi Franca Basquete se impôs contra o São Paulo na tarde desse sábado e conquistou o bi campeonato do NBB, vitória por 92 a 68 e uma torcida em êxtase no Pedrocão.

A fanática torcida começou cedo a festa no Pedrocão e dentro de quadra também tudo deu certo. Com uma grande atuação coletiva, Franca dominou o duelo do início ao fim, o São Paulo lutou bravamente, mas viu os francanos se distanciarem no placar, principalmente a partir do 3º quarto, numa atuação soberana de Georginho de Paula, destaque da grande final com 23 pontos e 8 rebotes.

O MVP das finais, premiação dada ao melhor jogador dos duelos decisivos, foi para Georginho, coroando a histórica atuação do camisa 14 de Franca no jogo 5. Ainda resta a premiação do MVP do NBB, que premia o grande destaque de toda a competição e três estrelas francanas disputam o prêmio: Georginho, Lucas Mariano e Lucas Dias.

O Sesi Franca venceu pela segunda vez (e consecutiva) o maior campeonato de basquete do país, na edição NBB, as outras vezes em que a equipe levantou o troféu de campeão brasileiro foram nos anos de, 1971, 1974, 1975, 1980, 1981, 1990, 1991, 1993, 1997, 1998 e 1999, nas antigas edições da Taça Brasil e Campeonato Brasileiro. Com 13 títulos nacionais no total, Franca é disparado o maior campeão brasileiro de basquete. O técnico Helinho Garcia segue os passos do pai Hélio Rubens, pai e filho juntos conquistaram 8 títulos brasileiros, sem contar os outros inúmeros títulos estaduais e continentais.

O elenco francano desta temporada ganhou todos os títulos que disputou: Campeonato Paulista, Copa Super 8, BCL Américas e agora o NBB, ficando marcado na história gloriosa do Franca Basquete e do basquete nacional, como um dos elencos montados mais vencedores de todos os tempos. Em setembro, a equipe disputa a Copa Intercontinental, conhecida como o Mundial Interclubes de Basquete, que acontecerá em Singapura. Mais uma vez esse fortíssimo elenco entrará com sede de ser campeão e fazer história.

Quarto a quarto

O Sesi Franca foi um time dominante ao longo de toda temporada, não à toa ficou os 38 jogos da fase de classificação do NBB invicto e não passou por nenhuma dificuldade para se classificar aos playoffs. O duelo decisivo, porém, foi uma verdadeira guerra, seja na parte defensiva, ofensiva, no garrafão, perímetro e até mesmo na torcida, com as duas equipes fazendo de tudo para levar o troféu para a casa.

O primeiro quarto foi favorável ao time francano, que teve um ótimo aproveitamento na linha de três pontos e soube muito bem defender o perímetro tricolor, que nos últimos 4 jogos vinha sendo a grande arma ofensiva da equipe. A vantagem parcial de 27 a 13 imposta logo no primeiro quarto foi essêncial para que o time da casa tivesse maior tranquilidade ao longo do confronto para fechar o jogo.

Georginho foi eleito o MVP das finais com médias de 17,8 pontos, 9,8 rebotes, 7,4 assistências e 25,4 de eficiência (João Pires/LNB)

Na volta dos vestiários, o duelo seguiu quente, porém mais disputado. O São Paulo se acertou defensivamente e melhorou o aproveitamento na parte ofensiva, fazendo um jogo bem mais duro para os donos da casa. Ao longo do terceiro período, a vantagem seguia nas mãos dos francanos, mas a cada posse era uma história diferente. A certeza do título veio no momento em que jogadores chaves, como Lucas Mariano, Georginho e Marcio, conseguiam ser efetivos ofensivamente ao mesmo tempo que entregavam highlights que explodiam a torcida.

No último quarto, a vitória foi selada. Com uma vantagem parcial de 28 a 18, os francanos colocaram uma diferença de 26 pontos e conseguiram uma atuação perfeita. Na defesa, o Sesi Franca se trancou e tornou quase impossível a chegada do time são-paulino, enquanto no ataque, praticou um verdadeiro recital, com todos os jogadores entregando um basquete do mesmo nível e aumentando cada vez mais a atmosfera da torcida. Antes mesmo do cronômetro apitar para o final de jogo, já era possível ouvir os gritos de “Bicampeão” ecoando por todo o Pedrocão.

Com isso, o Sesi Franca concretiza uma temporada perfeita, conquistando todos os títulos possíveis. A cereja do bolo foi a conquista do Bicampeonato do NBB, o que aumenta ainda mais a tradicional sala de troféus francana, que agora conta com 13 títulos da elite do basquete brasileiro, a maior marca da bola laranja nacional.

Filipe Daniel

É jornalista e radialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo