Sustentare
Por Taís de Araújo
Em um piscar de olhos estamos no sexto mês do ano que nos traz o inverno com baixas temperaturas, poucas chuvas, muitos cobertores e chás quentes. Logo começam as festividades repletas de comidas à base de milho, paçoca e bandeirinhas coloridas. Junho nos traz a Semana do Meio Ambiente, criada no Brasil para complementar a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente instituído pela ONU com o intuito de chamar a atenção de todos sobre a necessidade de implantar medidas para prevenir a degradação de diferentes ecossistemas. Diante de fatores como desigualdade social, poluição, esgotamento de recursos naturais e aquecimento global, o mundo se encontra em um momento de desafios para a preservação da natureza. Ouvimos constantemente que estes problemas podem ser solucionados com desenvolvimento sustentável. Mas, afinal, o que é desenvolvimento sustentável?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Os ODS são cada vez mais abordados nas campanhas institucionais das empresas e instituições, mas ainda falta levar o seu conteúdo para a sociedade e educar o público geral sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que para cumpri-los é preciso, também, iniciativas individuais e coletivas da sociedade.
Segundo pesquisa realizada em 2017 pelo Ibope, em parceria com a Rede de Conhecimento Social, quase metade dos brasileiros não conhecem os ODS. O estudo aponta, ainda, que 38% da população brasileira já ouviu falar sobre o tema, mas não sabe dizer o que são os ODS nem por que foram criados pela ONU, enquanto apenas 1% diz conhecer bem o assunto. Nesse cenário, o Comitê Sustentabilidade Franca do Grupo Mulheres do Brasil visa a consciência ambiental que está diretamente relacionada à sustentabilidade, porque ser sustentável significa colocar em prática as ações para preservar os recursos. O desenvolvimento do mundo depende, sim, da exploração do capital natural, mas ele é finito e o mundo já vislumbra um esgotamento.
São 17 objetivos no total, que convergem entre si. Integram temas como consumo sustentável, mudança climática, desigualdade econômica, inovação, diversidade, paz e justiça. Os ODS se desdobram, ainda, em 169 metas que integram a Agenda 2030:
A palavra sustentável deriva do latim sustentare, que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. Que possamos juntos suprir nossas necessidades, mas garantir a sobrevivência e desenvolvimento das gerações futuras.
Taís de Araújo é professora da rede municipal e uma das líderes do Comitê Sustentabilidade - Grupo Mulheres do Brasil - Franca