LaborCoffee: um espaço bonito, moderno e profissional em Franca
Michelle Antequera Valente Schleich, 31, é psicóloga, especialista em psicanálise e mestra em desenvolvimento regional. Mas se engana quem pensa que a história contada hoje será sobre uma trajetória dentro da psicologia, em que pese ela ter uma carreira estabelecida e nome renomado em sua área de atuação. Mas, demonstrando ter uma visão para os negócios, Michelle fez uma situação de escassez se transformar em uma oportunidade de empreendimento.
Percebendo a ausência de estabelecimentos aconchegantes, que pudessem receber reuniões de negócios, conversas entre amigos, encontros de equipes de trabalho após um expediente e até mesmo um atendimento profissional a clientes, Michelle resolveu botar a mão na massa e criar um espaço assim. “Foi assim que a LaborCoffee nasceu, de uma lacuna do mercado, clamando por um espaço em que as pessoas pudessem se reunir até mesmo para trabalhar tomando um bom café e desfrutando de um cardápio que atenda o café da manhã, o brunch, chá da tarde e happy hour, e um local onde se pudesse usufruir de privacidade, como é o caso do nosso Espaço Business.”
Michelle se juntou, então, a outras mulheres jovens e empreendedoras para criarem um negócio especial e único em Franca. Assim surgiu a sociedade com suas irmãs, a contadora Marcelle e a engenheira agrônoma Camille Antequera, e com advogada e amiga Najara Rodrigues. Com os talentos e habilidades das 4 mulheres somados, o LaborCoffee Cafeteria & Business foi inaugurado no dia 12 de fevereiro de 2020.
Olhando para essa data é inevitável não pensar como um estabelecimento que abriu as portas às vésperas da pandemia conseguiu sobreviver? Michelle conta que não foi uma missão fácil. “Sem dúvidas a maior dificuldade foi a pandemia. Abrimos as portas no dia 12 de fevereiro de 2020, e tivemos o lockdown dia 18 de março deste mesmo ano. No início, imaginávamos que iria ser breve, uma quarentena apenas, ao longo dos dias fomos percebendo que o tempo de retomada seria indeterminado. Empreendedoras de primeira viagem, ficamos angustiadas, com sentimentos ambíguos, incertezas e medo. Foram os sentimentos que nos rondaram nos primeiros dias. Logo fomos retornando para nossa centralidade e voltamos os olhares para a essência de cada uma de nós e do nosso negócio, bem como para o seu propósito. Neste momento, diante de tantas dificuldades, conseguimos nos manter firmes no nosso propósito, e assim seguimos até hoje, com esperança, gratidão e desejo de fazer a LaborCoffee atingir seu potencial”,diz ela, cheia de orgulho.
Uma delícia de espaço
Idealizado e realizado pelas quatro sócias, a LaborCoffee Cafeteria e Business não é diferente apenas no nome, mas também no conceito. Um empreendimento peculiar para uma cidade interiorana como Franca, porém muito comum em grandes centros e capitais do Brasil, a cafeteria une uma forte influência das culinárias europeia e americana, com o toque especial do chef Daniel Pedro, além de uma gama de drinks quentes e tropicais feitos pela barista Paula Gonzales. Tudo isso aliado a um ambiente forjado para o desempenho profissional, que foi pensado nos mínimos detalhes… até em ter tomadas disponíveis suficientes para seu smartphone ou notebook não ficar sem bateria. Mas, para além disso é um ambiente bonito, agradável, funcional. É perfeito para quem está cansado das rotinas em escritórios e home-office, e conta, também, uma área externa com mesas ao ar livre e contato com um belo paisagismo.
O espaço business é moderno e aconchegante. Ele fica no piso superior do prédio, para que os clientes que utilizam esse espaço tenham ainda mais privacidade. A novidade se dá, também, na forma de contratação dos espaços da LaborCoffee, o interessado pode alugar os espaços de forma avulsa ou manter um pacote mensal que atenda sua necessidade. Confira algumas opções:
- Office: ideal para entrevistas, pequenas reuniões, bastante adaptada para profissionais da área da saúde.
- Meeting: ideal para reuniões, com capacidade para até seis pessoas, climatizada e com multimídia.
- Auditório: ideal para cursos, palestras, workshops, treinamentos, com capacidade para até 44 pessoas, climatizada e equipada com multimídia.
- Mezanino: espaço aberto, dinâmico, reorganizável, com capacidade para até 25 pessoas, ideal para recepções, confraternizações, aniversários, workshops.
- Terrace: espaço amplo, versátil, moderno, com capacidade para até 30 pessoas, ideal para treinamentos, cursos, confraternizações e eventos em geral.
- Sala VIP: sala no térreo, privativa, climatizada, para até 25 pessoas, ideal para reuniões Vip’s, recepções, pequenos coquetéis, cafés coloniais privativos.
- Deck e Jardim: ao ar livre, anexo ao estacionamento, ideal para confraternizações, aniversários e bday’s drive thru, weeding e mini weeding, convenções.
Além dos serviços já citados, a LaborCoffee também atende empresas com o Projeto de Coffee in Company, no qual é montado o café da manhã ou da tarde na própria empresa, e também elaboram cestas e plateaux de presentes para funcionários e clientes. Tem também o Coffee at Home, que é montado na casa do cliente.
Olhando para tudo que as amigas conseguiram construir, depois de enfrentar muitos altos e baixos – como qualquer início de negócio – é possível compreender exatamente as palavras de Michelle, quando ela define o que é, para ela, empreender. “Empreender é muito mais do que ter uma ideia boa e condições financeiras para executá-la. Empreender exige paixão, é dedicação, é resiliência, é persistência, é trabalhar muito mais do que já imaginou um dia, é saber lidar com a frustração o tempo todo. Empreender é libertador e, como qualquer liberdade, é dotado de muita responsabilidade. Tenha princípios, e os carregue durante todo o percurso. Cerque-se de pessoas apoiadoras, tenha conhecimento sobre o seu negócio e suas variáveis. Estude sobre gestão, mercado, finanças. Leia. E lembre-se: por pior que seja o seu momento, um dia vai passar, assim como os bons momentos também irão.”
E quando Michelle fala em “trabalhar mais do que se imaginou” ela sabe exatamente o que isso significa. A empreendedora, que mora em Ribeirão Preto com o marido, Renato Schleich, ainda atua como psicóloga e atende seus pacientes em Franca de segunda a quarta, que também são os dias em que ela se encontra na cafeteria. “Me organizo para conciliar as atividades e as viagens de uma cidade pra outra. E, mesmo não estando em Franca de quinta em diante, continuo trabalhando pela LaborCoffee. É uma grande paixão”, disse ela, que ainda encontra tempo para a atuação social, uma vez que faz parte do Grupo Mulheres do Brasil, em Franca, integrando o Comitê Niara, núcleo de combate à violência contra a mulher.
Esse espaço é maravilhoso. Realmente é diferenciado em todos os aspectos. Amo o atendimento que nos torna exclusivos, amados e respeitado por todos.
Espaço lindo, com comidas gostosas e atendimento fantástico!! Além de ter as proprietárias mais incríveis que já conheci!! Vale muito a pena!! Sucesso 👏👏