EspeciaisFolhinha

Copa do Mundo de futebol_ Catar 2022

Você sabia que o Catar…

⦁ Será a sede da Copa do Mundo da FIFA (Federação Internacional de Futebol) de 2022? E que essa será a primeira vez que um país do Oriente Médio sediará o torneio mundial de futebol que será realizado de 21 de novembro a 18 de dezembro?
⦁ É um país árabe localizado na Ásia Ocidental?
⦁ É considerado o país mais rico do mundo, tendo à frente da economia a exportação de petróleo?
⦁ Tem como capital a cidade de Doha?
⦁ Por ser um país de clima desértico e apresentar elevadas temperaturas, que ultrapassam 40ºC nos meses de junho e julho, quando habitualmente o torneio é realizado, foi decidido, então, que a mudança da data era necessária a fim de não prejudicar as seleções?

E ano de Copa também significa colecionar figurinhas para conhecer todas as seleções, jogadores, estádios e outras curiosidades: a bola, a taça, a mascote, os escudos, o país sede… E é isto que Felipe Lelis dos Santos, de 9 anos, e Bruno Leite e Lemos de 11 anos estão fazendo, compram e trocam figurinhas para divertir, aprender e se preparam para o mundial, já vestiram até as camisas!
Felipe e Bruno não se conhecem, mas possuem o mesmo objetivo: completar o álbum e contam com a ajuda dos pais Thiago Lelis dos Santos e Zenon Lemos Filho.

As figurinhas da Copa por Felipe e Bruno

Curiosidades:

⦁ O álbum da Copa do Mundo de 2022 tem 670 figurinhas e 50 figurinhas extras, de vários jogadores, nas versões bordô, bronze, prata e dourada. Cada pacotinho vem com 5 ou 6 unidades.
⦁ O primeiro álbum de mundiais de futebol foi no México, em 1970 e desde então, um álbum é lançado para cada edição da Copa do Mundo.

O que dizem os colecionadores:

“Me divirto muito completando o álbum de figurinhas da Copa junto com meu pai, já completamos o álbum da copa de 2018. É bom colecionar junto com meu pai”

Futebol é um tema que gosto e é divertido colecionar as figurinhas. Minha família me incentiva e ajuda a completar o álbum. Eu e meu pai já completamos os álbuns das copas de 2014 e 2018 e agora completaremos o de 2022”

“Já completei a seleção da Dinamarca e já tenho bastante figurinhas das outras seleções. Quero completar o Brasil, estava esperando encontrar o Neymar e saiu no último que pacotinho que meu pai comprou. Agora quero encontrar o Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo de ouro”

Felipe

“Quero encontrar todas as figurinhas que ainda não tenho, como o Messi e Cristiano Ronaldo, quero ter o prazer de abrir o pacotinho e encontrá-los. E também escudos que são as figurinhas douradas e pelo menos encontrar uma rara”

Bruno

“Abrir um pacotinho de figurinhas é uma emoção sem fim, fico ansioso para ver o que tem lá dentro e na esperança de sair uma figurinha rara”

Felipe

“Não gosto de comprar muitos pacotinhos de uma vez, senão acaba a graça muito rápido, o bom é comprar de pouco em pouco, assim fico mais concentrado e presto mais atenção, é como se cada pacotinho aberto fosse um prêmio, uma surpresa. Trocar figurinhas com amigos e outras pessoas é importante, pois ajuda a completar o álbum, troco o mais rápido possível”

Bruno e o amigo Victor

“Faço questão de encontrar as douradas e as do Museu da Copa, que contam a história das seleções que já foram campeãs, é legal ver as seleções antigas. Troco figurinhas com meus amigos quase todos os dias, pois vem muitas repetidas. As raras não troco”

Felipe e o amigo Felipe Lima

“Para mim, não podem faltar as figurinhas das seleções de Portugal, Inglaterra, Holanda, Brasil, Argentina, Alemanha e França e jogodores como Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar e Vinícuis Júnior.

Bruno e o primo Rafael Leite

As figurinhas mais desejadas:

“Acho que os quatro finalistas desta Copa serão as seleções do Brasil, Argentina, França e Portugal. A final Brasil e Argentina, 3 gols para o Brasil e 2 gols para a Argentina”

Felipe

“Não sei como será o resultado, é difícil prever, mas penso que as seleções que estarão na final podem ser Brasil, Bélgica, Inglaterra ou Portugal e Argentina para prestigiar o Messi e o Cristiano Ronaldo”

Bruno

Assim como Felipe e Bruno, Isabella Mozetti sempre colecionou figurinhas da Copa. O interesse começou ainda na infância e têm álbuns completos desde 2006, quando tinha apenas 7 anos de idade. Hoje ela está com 23 anos, na 6ª Copa, e com o álbum 2022 quase completo.

Isabella, por que colecionar figurinhas da Copa?

“Sempre gostei de coleções e os álbuns da Copa são meus favoritos de colecionar. Meu primeiro álbum foi em 2006, da Copa na Alemanha. Principalmente quando eu era criança havia aquele momento em família, abrindo e colando as figurinhas ou indo na praça fazer as trocas. Acredito que coleções são pedaços de quem somos, algo que conta nossa história e de pessoas que são especiais para nós, pois participam conosco desses momentos. São memórias afetivas e muito especiais para a vida toda. Foi com os álbuns da Copa que aprendi a contar os números acima do 100 e passei a conhecer as bandeiras de diversos países”

Rita Mozetti

É Mestra em Desenvolvimento Regional, Doutoranda em Serviço Social, Pedagoga, professora do Ensino Fundamental e Ensino Superior, Gestora de Formação Continuada e Vencedora do Prêmio Educador Nota 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo