Você sabia que o Catar…
⦁ Será a sede da Copa do Mundo da FIFA (Federação Internacional de Futebol) de 2022? E que essa será a primeira vez que um país do Oriente Médio sediará o torneio mundial de futebol que será realizado de 21 de novembro a 18 de dezembro?
⦁ É um país árabe localizado na Ásia Ocidental?
⦁ É considerado o país mais rico do mundo, tendo à frente da economia a exportação de petróleo?
⦁ Tem como capital a cidade de Doha?
⦁ Por ser um país de clima desértico e apresentar elevadas temperaturas, que ultrapassam 40ºC nos meses de junho e julho, quando habitualmente o torneio é realizado, foi decidido, então, que a mudança da data era necessária a fim de não prejudicar as seleções?
E ano de Copa também significa colecionar figurinhas para conhecer todas as seleções, jogadores, estádios e outras curiosidades: a bola, a taça, a mascote, os escudos, o país sede… E é isto que Felipe Lelis dos Santos, de 9 anos, e Bruno Leite e Lemos de 11 anos estão fazendo, compram e trocam figurinhas para divertir, aprender e se preparam para o mundial, já vestiram até as camisas!
Felipe e Bruno não se conhecem, mas possuem o mesmo objetivo: completar o álbum e contam com a ajuda dos pais Thiago Lelis dos Santos e Zenon Lemos Filho.
As figurinhas da Copa por Felipe e Bruno
Curiosidades:
⦁ O álbum da Copa do Mundo de 2022 tem 670 figurinhas e 50 figurinhas extras, de vários jogadores, nas versões bordô, bronze, prata e dourada. Cada pacotinho vem com 5 ou 6 unidades.
⦁ O primeiro álbum de mundiais de futebol foi no México, em 1970 e desde então, um álbum é lançado para cada edição da Copa do Mundo.
O que dizem os colecionadores:
“Me divirto muito completando o álbum de figurinhas da Copa junto com meu pai, já completamos o álbum da copa de 2018. É bom colecionar junto com meu pai”
“Futebol é um tema que gosto e é divertido colecionar as figurinhas. Minha família me incentiva e ajuda a completar o álbum. Eu e meu pai já completamos os álbuns das copas de 2014 e 2018 e agora completaremos o de 2022”
“Já completei a seleção da Dinamarca e já tenho bastante figurinhas das outras seleções. Quero completar o Brasil, estava esperando encontrar o Neymar e saiu no último que pacotinho que meu pai comprou. Agora quero encontrar o Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo de ouro”
“Quero encontrar todas as figurinhas que ainda não tenho, como o Messi e Cristiano Ronaldo, quero ter o prazer de abrir o pacotinho e encontrá-los. E também escudos que são as figurinhas douradas e pelo menos encontrar uma rara”
“Abrir um pacotinho de figurinhas é uma emoção sem fim, fico ansioso para ver o que tem lá dentro e na esperança de sair uma figurinha rara”
“Não gosto de comprar muitos pacotinhos de uma vez, senão acaba a graça muito rápido, o bom é comprar de pouco em pouco, assim fico mais concentrado e presto mais atenção, é como se cada pacotinho aberto fosse um prêmio, uma surpresa. Trocar figurinhas com amigos e outras pessoas é importante, pois ajuda a completar o álbum, troco o mais rápido possível”
“Faço questão de encontrar as douradas e as do Museu da Copa, que contam a história das seleções que já foram campeãs, é legal ver as seleções antigas. Troco figurinhas com meus amigos quase todos os dias, pois vem muitas repetidas. As raras não troco”
“Para mim, não podem faltar as figurinhas das seleções de Portugal, Inglaterra, Holanda, Brasil, Argentina, Alemanha e França e jogodores como Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar e Vinícuis Júnior.“
As figurinhas mais desejadas:
“Acho que os quatro finalistas desta Copa serão as seleções do Brasil, Argentina, França e Portugal. A final Brasil e Argentina, 3 gols para o Brasil e 2 gols para a Argentina”
“Não sei como será o resultado, é difícil prever, mas penso que as seleções que estarão na final podem ser Brasil, Bélgica, Inglaterra ou Portugal e Argentina para prestigiar o Messi e o Cristiano Ronaldo”
Assim como Felipe e Bruno, Isabella Mozetti sempre colecionou figurinhas da Copa. O interesse começou ainda na infância e têm álbuns completos desde 2006, quando tinha apenas 7 anos de idade. Hoje ela está com 23 anos, na 6ª Copa, e com o álbum 2022 quase completo.
Isabella, por que colecionar figurinhas da Copa?
“Sempre gostei de coleções e os álbuns da Copa são meus favoritos de colecionar. Meu primeiro álbum foi em 2006, da Copa na Alemanha. Principalmente quando eu era criança havia aquele momento em família, abrindo e colando as figurinhas ou indo na praça fazer as trocas. Acredito que coleções são pedaços de quem somos, algo que conta nossa história e de pessoas que são especiais para nós, pois participam conosco desses momentos. São memórias afetivas e muito especiais para a vida toda. Foi com os álbuns da Copa que aprendi a contar os números acima do 100 e passei a conhecer as bandeiras de diversos países”