Local

‘Igualdade Racial’ realiza fórum sobre ‘A inclusão da mulher negra no mercado de trabalho’

O grupo Mulheres do Brasil/Franca realiza no próximo sábado, 28, a segunda edição do Fórum de Igualdade Racial sob o tema “A inclusão da mulher negra no mercado de trabalho”. A programação terá uma série de palestras e momentos culturais sobre o tema. O evento começará às 8h30 e será realizado através da plataforma Zoom, 100% online e com acesso totalmente gratuito.

Segundo a gestora estratégica Flávia Mildres, do comitê de Igualdade Racial do Mulheres do Brasil/Franca, o Fórum tem o propósito de promover um encontro sobre a participação feminina negra no mercado de trabalho e ressignificar o papel desta mulher no perfil corporativo e empreendedor. “Vamo promover um diálogo a respeito dos desafios existentes, no intuito de trazer histórias de superação e orientações de mulheres negras que ocupam posições de liderança profissional, engajadas na causa de equidade de gênero, para criar consciência de se falar sobre tornar ambientes acolhedores e que possa promover a integridade e a equidade negra.”

Flávia lembra ainda que em pauta no Fórum estarão pautas sobre responsabilidade financeira, tendências e trajetórias para inspirar soluções e reflexões. “Que toda a sociedade possa promover uma discussão sobre a mulher negra e o mercado de trabalho para promover uma reflexão necessária sobre as ações assertivas que contemple abertura de oportunidades e soluções.”

Vale destacar que dados revelados pelo IBGE, em março deste ano, mostram que mais de 1,2 milhão de mulheres negras perderam o emprego durante a pandemia. “As trabalhadoras negras representavam 83% das mulheres que deixaram o contingente feminino total no terceiro trimestre de 2021 em comparação com 2019, antes do início da pandemia de coronavírus. A redução entre as negras foi de 925 mil mulheres no período.”

Para a psicóloga Josiane Barbosa Oliveira, líder do comitê de Igualdade Racial, a luta pela igualdade de direitos é contínua e progressiva. “Inicialmente contemplamos uma luta pela inserção das mulheres no mercado de trabalho. Já avançamos muito nesse território. Tem sido necessário ampliar a participação da mulher negra nesses espaços, uma vez que as estamos carregados de estatísticas que nos mostram como as maiores vítimas da violência, as detentoras de menores salários, as menos alfabetizadas. Mercado de trabalho representa possibilidade de autonomia financeira e ascensão social. Precisamos relacionar a mulher negra com o mercado.”

O 2º Fórum de Igualdade Racial será neste sábado, às 8h30, através da plataforma Zoom. O evento é 100% online e o acesso é gratuito. Para participar é necessário efetivar a inscrição no link. A palestra “Como pensar e ressignificar o papel da mulher negra no mercado de trabalho” é a primeira do evento, das 9h às 11h, com a palestrante Sônia Lesse – diretora de experiências e mentora de lideranças – com mediação da jornalista Irinéa Donizete.

Às 13h30, Ana Fontes – empreendedora social e eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, segundo a Forbes – conduz a palestra “Empreendedorismo, desafios e histórias de superação e questões financeiras estratégicas de crescimento” com mediação de Lucimara Correia Prado, mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social e especialista em Educação Empreendedora.

Nos intervalos estão previstas intervenções culturais com artistas de Franca e região.

Josiane reforça o intuito desta iniciativa que está nos objetivos do grupo Mulheres do Brasil: oferecer estímulos às mulheres. “Como as mulheres podem participar de forma construtiva e criativa em nossa sociedade. Apoiar iniciativas, promover crescimento pessoal, acelerar e impulsionar carreiras e talentos faz parte de um conjunto de valorização da Mulher, no caso de nosso Comitê, da Mulher Negra, que busca a equidade social.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo