Franca é destaque em São Paulo com programa de apoio a idosos e suas famílias
Município foi um dos 26 selecionados em estudo do Governo de São Paulo por iniciativa que prioriza o cuidado familiar e evita a institucionalização de pessoas idosas

Franca foi reconhecida como uma das cidades paulistas com práticas inovadoras voltadas ao cuidado da população idosa. O município está entre os 26 selecionados para integrar a “Coletânea de Práticas Inspiradoras em Envelhecimento: contribuições do Estado de São Paulo”, lançada nesta semana durante um evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, na capital.
O reconhecimento destaca iniciativas que contribuem para um envelhecimento mais digno, valorizando políticas públicas capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.
Apenas 26 cidades foram selecionadas
Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, Franca foi escolhida para integrar o estudo desenvolvido pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso (SPAI).
A pesquisa foi realizada em parceria com o curso de Ciências Econômicas da Unesp de Araraquara, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp).
O objetivo é divulgar experiências bem-sucedidas que possam servir de referência para outras cidades.
Programa prioriza permanência dos idosos junto às famílias
O principal destaque de Franca foi o Benefício Família de Origem, desenvolvido pela Secretaria de Ação Social.
A iniciativa busca evitar a institucionalização das pessoas idosas, oferecendo apoio para que elas permaneçam no ambiente familiar, convivendo com parentes e mantendo vínculos afetivos.
Durante o evento, a chefe de apoio aos Serviços de Assistência Social de Franca, Roberta Pucci de Melo, apresentou os resultados do programa em uma roda de conversa.
Segundo ela, das 150 famílias atualmente atendidas pelo benefício — que contempla crianças, pessoas com deficiência e idosos —, 60 são compostas por pessoas idosas.
Política pública busca envelhecimento com dignidade
Representando o município no encontro, o secretário de Ação Social, Óiter Cassiano Marques, destacou que o reconhecimento estadual reforça a importância de investir em políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável.
Segundo ele, o programa contribui para evitar o isolamento social, fortalece os vínculos familiares e oferece suporte financeiro para que os familiares possam cuidar dos idosos em casa.
Para o secretário, a iniciativa demonstra que é possível oferecer um atendimento mais humanizado, promovendo qualidade de vida e preservando a convivência familiar.
Referência para outros municípios
Com a inclusão na coletânea estadual, Franca passa a integrar um grupo de cidades consideradas exemplos na implementação de políticas públicas voltadas à população idosa.
A expectativa é que a experiência do município inspire outras administrações a desenvolverem programas semelhantes, ampliando o cuidado com o envelhecimento e fortalecendo a assistência social em todo o Estado.







