Local

Prefeitura intensifica ações com população em situação de rua

Intervenções conjuntas promovem acolhimento social e revitalização urbana em 15 pontos da cidade durante o mês de julho

A Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Ação Social, com o apoio da Guarda Civil Municipal, realizou em julho uma série de ações focadas no atendimento à população em situação de rua e na revitalização de espaços públicos. A iniciativa contou também com o trabalho integrado do Espaço Dignidade e do Serviço de Abordagem Social.

Ao longo do mês, cerca de 15 locais da cidade receberam as equipes da operação, com prioridade para pontos de alta concentração de pessoas em vulnerabilidade, como o viaduto Dona Quita, rua Campos Salles, Praça Dom Pedro, Leporace, Vila Formosa, rua Antônio Bernardes Pinto (Vila Imperador) e a avenida Dom Pedro. Na sexta-feira, 1º de agosto, a Praça 9 de Julho foi contemplada com serviços de limpeza, retirada de materiais inservíveis e atendimento social.

Além da higienização urbana, as ações envolveram escuta qualificada, identificação dos indivíduos e encaminhamento para serviços de acolhimento disponíveis. A iniciativa também promoveu o diálogo com comerciantes e moradores das áreas atendidas, buscando ampliar a compreensão coletiva sobre os direitos dessa população.

Como resultado, 17 pessoas foram encaminhadas para unidades como o Acolhimento Noturno, Casa de Passagem e Abrigo Provisório, enquanto outras 51 retornaram às suas cidades de origem ou foram reintegradas ao convívio familiar, sempre com apoio técnico e respeitando suas particularidades.

A equipe socioassistencial assegurou o respeito à dignidade das pessoas atendidas, orientando previamente cada indivíduo sobre os procedimentos, além de garantir a preservação de pertences, documentos e itens pessoais durante as intervenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo