O que é o Domingo da Igreja Perseguida (DIP)?
Entenda como funciona o maior movimento de oração da América Latina pelos cristãos perseguidos
O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento de oração promovido em igrejas de todo o Brasil e idealizado pelo Irmão André, fundador da Portas Abertas. Ele tinha o desejo de criar um dia de intercessão e conscientização sobre a realidade dos cristãos perseguidos no mundo. O DIP é um evento anual que ocorre sempre no domingo seguinte ao Pentecostes.
Apesar de ser idealizado pela Portas Abertas, o DIP é organizado pelos cristãos em suas igrejas locais e acontece conforme o acordo feito com a liderança de tempo e espaço para o evento.
O que é necessário para organizar o DIP?
Para organizar o DIP é necessário ter a autorização da liderança da igreja e um horário cedido durante o culto. Além disso, é preciso fazer a inscrição no site da Portas Abertas para ter acesso aos materiais de apoio que ajudarão na realização do evento, como apresentação do tema, roteiro, vídeos de testemunhos, fotos e cards de oração.
Quando e onde é possível cadastrar uma igreja no DIP?
As inscrições são abertas em novembro do ano anterior e podem ser feitas no site portasabertas.org.br/dip. Quandos as inscrições são abertas, também são divulgados o tema e a data do evento.
Como encontrar os materiais de apoio para organizar o DIP?
Os organizadores do DIP, que tiveram a inscrição aprovada, têm acesso exclusivo aos materiais de apoio na Área do Parceiro em nosso site. Ali, estão disponíveis materiais como fotos, vídeos, testemunhos, apresentação do tema, roteiro e outros conteúdos para utilizar na divulgação e no dia do evento.
Como é a organização do DIP?
A realização do DIP é flexível e pode ser adaptada à realidade de cada igreja. Algumas preferem fazer um momento de oração durante o culto ou na Escola Dominical, enquanto outras dedicam um culto inteiro ao tema. O importante é reservar um tempo para interceder pelos cristãos que enfrentam perseguição por amar a Jesus.
O que acontece após o DIP?
Após o DIP, o organizador pode postar fotos e vídeos sobre o evento nas redes sociais. Ele deve enviar as fichas de cadastro preenchidas pelas pessoas interessadas em conhecer melhor a Portas Abertas. Além disso, o organizador recebe um presente especial por e-mail e é convidado a responder uma pesquisa sobre sua experiência em organizar o evento.
Quais foram os últimos temas do DIP?
A cada ano, há um tema diferente para o DIP. Confira os alvos de intercessão dos últimos cinco anos.
- DIP 2020: Cristãos de origem muçulmana
- DIP 2021: Cristãos presos
- DIP 2022: Nigéria e Oeste Africano
- DIP 2023: Os países mais perigosos para os cristãos
- DIP 2024: Desperta África