Folhinha de Franca apresenta ‘Toulouse News’
Todas as sextas-feiras as turmas do Ensino Médio se reúnem com a professora Iara para organizarem o jornal do Colégio Toulouse-Lautrec, o Toulouse News. A equipe de produção é completa: programadores, diagramadores, repórteres, ilustradores, colunistas, fotógrafos… “Em breve, vem novidades por aí” – garante a turma do Ensino Médio.
A Escola de Arte Criativa Toulouse Lautrec foi fundada em 1974, atende da Educação Infantil ao Ensino Médio e todas as ações do Colégio viram notícias e reportagens nas aulas de eletiva da Professora Iara Regina Lice de Oliveira. A sede do Jornal on-line Toulouse News localiza-se no Bloco Dr Clóvis Ludovice.
Entre as muitas ações dos estudantes, a mais recente que alcançou repercussão nacional foi a campanha de arrecadação de água para ser enviada para o litoral norte de São Paulo, local afetado pelas fortes e intensas chuvas neste ano. Todos os estudantes e familiares da escola foram envolvidos e dezenas de litros de água foram arrecadados.
Leia o que pensam a equipe responsável pelo Toulouse News sobre a produção de um jornal on-line
“Faço a eletiva de jornal desde o ano passado! Pelo fato de ser uma das melhores eletivas neste horário, tenho a tendência de colocá-la como primeira opção no itinerário todos os semestres. Consigo desenvolver minhas opiniões e a minha habilidade de escrita. Gostaria de escrever na parte de arte e cultura, pois são áreas que eu gostaria de trabalhar no futuro. Acredito ser fundamental a divulgação do nosso jornal, pois com a divulgação certa, podemos ter mais visibilidade e poder falar sobre assuntos sérios. Gostaria de encontrar notícias sobre a indústria musical e cinema”
Maya Meirelles Estephanelli – Idade: 15
No futuro, Maya pretende seguir alguma profissão ligada a Arte.
“O trabalho com jornal exige utilização de diversos recursos de diferentes matérias, colocando em prática muito do que aprendemos. A maneira com que é aplicado em sala tem funcionado e tudo se transforma em um projeto realizado, não tendo apenas conteúdo sem aplicação. Gostaria de escrever para a área de esportes, pois já tenho prática e envolve um assunto de meu interesse, porém não me incomodo de exercer uma nova função. Um jornal deve contar com assuntos e áreas referentes à escola Toulouse e à escola como instituição. Assuntos como esportes, vestibulares, eventos e ocorridos devem ser considerados no jornal. Gostaria de noticiar a respeito de eventos comemorativos e de aplicação do conteúdo ensinado.
Lorenzo Zanovello Duarte, 16 anos.
No futuro, deseja seguir a Medicina ou Direito e sobre o jornalismo ele afirma: “A desvalorização do trabalho de jornalista leva a um desânimo em relação ao mercado de trabalho”
“Um jornal é ótimo para a comunicação das pessoas. E ajudar a fazer o jornal da escola é muito bom, pois podemos perceber o entusiasmo e dedicação de todos os envolvidos no projeto”
Felipe Tasso, 15 anos
Felipe pensa em cursar Farmácia ou Engenharia Química para abrir uma indústria de remédios ou uma indústria de adubos.
“Acho inovador e necessário produzir um jornal, pois é importante as pessoas ficarem informadas sobre as novidades. Gosto da parte de diagramação do nosso jornal on-line, que não pode faltar muita organização e notícias quentes. O inovador jornal digital da Toulouse!” (toulousenews.com.br)
Pedro Henrique Silva Ferreira 16 anos
Pretende ser um profissional na área da T.I, como ele diz: “Cibersegurança”
“Importante para as pessoas ficarem sabendo do que ocorre na escola. Gosto da sessão de Esportes, porque é uma área que eu gosto muito. Na elaboração do nosso jornal não pode faltar comprometimento, organização, disciplina e notícias quentes. Notícias sobre o que ocorreu na escola”
Lucca Arruda Lemos Jorge 15 anos
“Ainda não sei qual profissão seguir”
“O jornal da escola é uma ótima iniciativa para instigar a curiosidade do aluno além de deixar todos informados sobre assuntos importantes. Gosto de entrevistar as pessoas e em um bom jornal não pode faltar títulos instigantes para as matérias. Gostaria de noticiar sobre os aprovados no ENEM”.
Giovanna Fadul Bettarello 15 anos
Pretende fazer Medicina ou Engenharia
“Minha função no jornal da escola, ajuda bastante a melhorar as edições. Sou responsável pela diagramação e um bom jornal precisa ter notícias chamativas para atrair o público. Gostaria de noticiar algo que possa fazer a diferença no dia a dia das pessoas”
Davi Nóbrega, 15 anos
Pretende se Programador
“O trabalha com o jornal da escola é muito interessante e está acrescentando muito no meu crescimento pessoal e como estudante. Eu gostaria de escrever na parte de notícias quentes independente do assunto, menos sobre esportes. Com toda certeza o que não pode faltar é falarmos sobre como esses acontecimentos interferem na nossa vida como estudantes. Gostaria de dar notícias opinativas relacionadas ao social.
Izabel da Silva Nóbrega ,15 anos
“No futuro gostaria de trabalhar na área de segurança pública internacional”
“Acho um projeto extremamente interessante o trabalho com jornal escolar, é de muito aprendizado. São muitas interações e trabalhos importantes. Gostaria de escrever na seção de cultura, pois gosto muito de tudo relacionado a arte de maneira geral. No jornal não pode faltar a parte cultural e artística da escola e notícias sobre os aprovados em vestibulares. Quero fazer as entrevistas com os aprovados e que tiraram notas altas no ENEM.
Maria Laura Peres Dias, 16 anos
Pretende seguir algo relacionado com Moda: “Possivelmente uma estilista”
“É um trabalho interessante e extremamente importante, pois sem ele não teríamos acesso à informação. Gosto das seções de Esportes e Literatura. No nosso jornal não faltará informações, porque o objetivo do jornal é informar. Gostaria de noticiar algo que fizesse a diferença no dia a dia dos leitores”
Nome: Clara do Couto Rosa Chagas Idade: 15 anos
“Ainda não sei qual profissão pretendo seguir”
“Eu acho o jornal muito importante e quem trabalha com ele também porque sua função é informar a população. Gostaria de escrever sobre: Arte e cultura, cinema, entrevistas e opiniões dos leitores. Não pode faltar informações interessantes”
Maria Clara Ronca, 16 anos
Pretende fazer Relações internacionais ou seguir alguma área do Direito.
“Acho esse trabalho que estamos fazendo com jornal importante para a formação do senso crítico e se manter a par do que acontecendo. Eu gostaria de escrever reportagens opinativas. Não podem faltar matérias que exponham assuntos de importância para a vida dos estudantes”
Sofia Ferreira Ávila – 15 anos
“Ainda não sei qual profissão seguirei”
“Trabalhar com jornal escolar é muito importante e interessante, desenvolve responsabilidade e pontualidade, além de informar sobre o que acontece dentro e fora da escola. Quero escrever na seção de esportes ou sobre eventos que acontecem na escola, além das entrevistas. Não podem faltar notícias “quentes” e chamativas, informações que atraem a atenção dos leitores, além de organização. Gostaria de escrever uma notícia que informe sobre algo importante, ou que traga curiosidades sobre algum assunto.
Maria Fernanda Andrade Figueiredo – 15 anos
“Talvez eu faça Arquitetura”
“É um projeto muito interessante pois, além de aprendermos a trabalhar em equipe também há desenvolvimento individual de cada um dos integrantes na área da qual cada um se interessa, fazendo assim com que, além de efetivo, o projeto seja também prazeroso. Gosto de pesquisar em geral. Relacionar as atuais notícias com a razão psicológica de cada uma, é fundamental entendermos a lógica por trás das ações humanas. Não podem faltar notícias atuais e reais que resultam na conscientização dos leitores e dos próprios participantes da eletiva. Assim, não só notícias que mantêm os leitores interessados na escola em si serão publicadas, mas notícias que mostram como o aluno Toulouse é bem alertado e atento à vida real. Gostaria de noticiar sobre questões realmente relevantes e que têm a acrescentar.
Amora Poppi Neiva, 15 anos.
Pretende cursar Medicina e se especializar em Neurologia.
“É importante levar informação a todos, é um trabalho que repassa as informações e atualidades da nossa realidade de um jeito prático. Gostaria de escrever sobre reportagens diárias, gosto de estar em contato com o público e atualidades, pois é preciso saber sempre do que anda acontecendo no nosso mundo. Gostaria de escrever sobre o desfile de Halloween Canino que aconteceu em Nova York, em que diversas pessoas levaram seus pets fantasiados para o desfile no Parque Praça Tompkins, em East Village, inspirados em cultura pop e filmes de terror.
Clara Oliveira Furini, 15 anos
“Adoraria fazer medicina”
“Em minha opinião o trabalho do jornal é de extrema importância, para informar ao público sobre o que acontece no mundo. Minha seção favorita se trata das reportagens diárias. Gosto desta área por conta do meu interesse de contato com o público. Em um jornal não podem faltar notícias que chamem atenção em suas capas, para assim haver o interesse de quem lê. Gostaria de contar sobre a série, “Três vidas” da Netflix, que remete a um caso ocorrido na década de 90, onde três gêmeos idênticos foram separados na maternidade por doutores que montaram um caso para estudar a teoria de Rousseau, se o meio que a pessoa vive interfere no que ela se torna”
Gleissy Kelly dos Santos Morais_ 16 anos
Pretende fazer Psicologia
“Produzir o Toulouse News está sendo prazeroso, criativo e importante, já que a maioria das nossas notícias terão o objetivo de formar a opinião dos leitores sobre assuntos diversos. Gostaria de realizar as entrevistas, pois gosto de ouvir o que as pessoas têm a contar. Quero escrever boas notícias, como por exemplo, aprovação dos nossos colegas em vestibulares e que se preparam para realizar sonhos”
Rafaella Mozetti Silva, 16 anos
“Pretendo fazer Arquitetura”
Pedro Henrique Silva Ferreira, 16 anos, Programador do Jornal “Toulouse News”
Com a palavra, a Professora Iara Regina Lice de Oliveira
Formada em Letras pelo Centro Universitário Municipal de Franca: Uni- Facef com habilitação em Literatura e Inglês desde 2018- atuante e atualmente, somente, no Colégio Toulouse-Lautrec.
“Embora seja uma professora recém-formada, sempre fui apaixonada pelas letras e pela comunicação em geral, gostei e gosto de ouvir as pessoas e entender o cotidiano, as dificuldades e os desafios. Dessa maneira, uma das minhas vontades era o jornalismo, no entanto, encontrei-me na licenciatura. Ainda assim, durante meu percurso na faculdade, as aulas de jornal, rádio e transposição de gêneros textuais me levaram a esse gênero tão diversificado que é o jornal. Fiz, junto a colegas de sala, um trabalho em que transformávamos uma crônica e outras de Fernando Sabino em uma capa de jornal, a partir daí não deixei mais de pensar no assunto, até que em um fatídico dia, o professor e então coordenador do Ensino Médio Alexandre Cauchick- que já conhecia meu trabalho- fez o convite para as aulas de eletiva, as quais tinha a proposta do informativo escolar. Nesse projeto os estudantes são protagonistas, os trabalhos são em equipes, mas também de forma individual. São captados em um primeiro momento os talentos ocultos em relação à comunicação, à escrita, à diagramação e à programação. A partir daí tecemos as divisões e as áreas com quem cada um gosta e tem habilidade para trabalhar. O intuito é divulgar informações e envolver todos para uma transformação social: estudantes, pais, professores e todos que possam nos ler. O nome do jornal é Toulouse News, e fora escolhido por meio de votação, pela primeira turma a participar do projeto. Esse que aconteceu o ano passado, teve sua primeira publicação impressa e contou com o engajamento de todos da equipe. A ideia é que este ano, publiquemos mais uma edição impressa, a fim de termos uma lembrança material do nosso trabalho. Não só, estamos trabalhando em uma página para a versão digital, são projetos paralelos e todos fazem parte dos dois. A ideia é divulgar notícias frias no impresso e notícias quentes no digital, além de aumentar o espaço para publicações gerais de toda a escola. É esperado que os alunos participantes da Eletiva Jornal desenvolvam o senso crítico, o interesse pela comunidade, façam construções positivas em torno da aprendizagem e entendam cada vez mais que juntos, por meio da educação, alcançamos lugares, pessoas, e vivencias inimagináveis.
Veja a 1ª Edição do “Toulouse News”, publicada em 2022
Para ver o jornal na íntegra, é só rolar a barrinha que está na lateral da arte abaixo. Se você estiver no celular, só baixar o jornal clicando aqui
Fiquei extremamente grata com esta reportagem. Tenho certeza que será de um
grande incentivo aos estudantes! A repercussão já está super positiva e isso nos ajuda a divulgar ainda mais o nosso jornal. O jornal falando do jornal é pura metalinguagem, que aprendizado!
Participar dessa experiência foi muito mais do que esplêndido! Aprender tantas coisas com alguém tão único foi algo verdadeiramente marcante!
Foi uma experiência incrível, obrigada por essa oportunidade!
Muito legal! Obrigado pela divulgação! Nem imaginei que apareceria hahaha!
Muito legal! Ótima experiência.
Muito legal a experiência e o contato com a Rita, que possui grande conhecimento na aérea. A palestra contribui muito para nosso aprendizado.
A experiência foi incrível, muito interessante e enriquecedora. Obrigada pela divulgação!