Corta o cacho

A copa é a próxima a ser cortada.
É pressão no facão. Logo se vê.
Mas, dá gosto de ver tanta técnica, agilidade e alegria no que é feito na colheita de bananas, do tipo prata, em Limoeiro do Norte, ali no Vale do Jaguaribe, no estado de praias espetaculares do Ceará.
Competitiva
O protagonismo da cidade se destaca desde 2021, quando ultrapassou Missão Velha e assumiu a liderança estadual na produção de banana.
O cultivo de banana no Brasil tem, gradualmente, ampliado a participação do Ceará, com destaque para Limoeiro do Norte, que se consolidou como principal produtor da fruta no estado.
A Produção Agrícola Municipal de 2024 (PAM), em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 11 de setembro passado[i], o município alcançou a 11ª colocação entre os que mais colheram banana em cacho no país, com mais de 82,7 mil toneladas. No Nordeste, ocupa a 4ª posição, atrás apenas de Santa Maria da Boa Vista (PE), Bom Jesus da Lapa (BA) e Vicência (PE).
Esta terra, que é a Capital Cearense das Bicicletas, fica entre os maiores produtores de banana do Brasil.
Gancho
Nossa quase vizinha Delfinópolis, a 100 Km de Franca, é presença fortíssima aqui, com milhares de seus filhos e descendentes mineiros entre nós, com esses números de dar orgulho à sua gente boa de braço e de abraços:
→ 65,5 mil t | R$ 240,1 milhões (na 15ª nesse Brasilzão de meu Deus!) Banana pra concorrência. E pra nós também!
[i] https://webradioceararural.com.br/limoeiro-do-norte-esta-entre-os-15-maiores-produtores-de-banana-do-brasil-aponta-ibge/





