Opiniões

A caridade não humilha

Pelo contrário, nossos atos de bondade e de empatia edificam, fazem as pessoas que desejamos abençoar reconhecidas como nossos iguais, à semelhança do mesmo Pai, Filho e Espírito Santo, que, em trio, nos criaram.

A necessidade que bate à nossa porta já é o grito da mesa vazia. O estômago ronca.

Dispensemos os aproveitadores ou desprevenidos para a assistência social. Eles podem tornar uma ação linda em uma peça de propaganda, com tantos fins, que tiram toda a beleza da manifestação da benignidade.

O que esse frigorífico fez em Aparecida de Goiânia, colada ali na capital do belo estado de Goiás, é um exemplo do que não devemos fazer: a manipulação de dezenas de ocupantes de um assentamento rural, que estão carentes de tudo.

Tinha todas as condições para entregar, em solo e em mãos, cada porção de comida aos desejosos por terra e teto. Veria a multiplicação das doações, senão em quantidade, certamente na gratidão dos ajudados.

O pessoal do marketing desse estabelecimento dá a entender que se inspirou numa certa e odiosa campanha dos chinelos. Nisto, para aumentar as divisões ideológicas; aquele, ao lançar kits de carne, para fazer caridade com recibo; recibo manchado com correrias, gritos, tombos, palavrões e tristeza: nem todos pegaram o seu.

“Tenham cuidado! Não pratiquem suas boas ações em público, para serem admirados por outros, pois não receberão a recompensa de seu Pai, que está no céu. Quando ajudarem alguém necessitado, não façam como os hipócritas que tocam trombetas nas sinagogas e nas ruas para serem elogiados pelos outros. Eu lhes digo a verdade: eles não receberão outra recompensa além dessa. Mas, quando ajudarem alguém necessitado, não deixem que a mão esquerda saiba o que a direita está fazendo. Deem sua ajuda em segredo, e seu Pai, que observa em segredo, os recompensará.” (Mateus 6:1-4)

Chinelada neles!

A ostentação não tinha asas. Somente pás giratórias.  Não sonhou.

Dr. Theo Maia

Advogado Previdenciarista (OAB-SP 16.220); sócio-administrador da Théo Maia Advogados Associados; jornalista; influenciador social; diretor do Portal Notícias de Franca; bacharel em Teologia da Bíblia; servo do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo