ColunasOpiniões

Papel e caneta na mão: Entenda como desbloquear seu cérebro

Nosso cérebro é uma máquina incrível, com capacidade de armazenar uma enorme quantidade de conhecimento. No entanto, nossa capacidade cognitiva tem um limite, principalmente quando falamos em raciocínio lógico. Quando não anotamos alguma tarefa ou informação importante, sobrecarregamos a mesma área do cérebro que é responsável pelo raciocínio lógico, o que pode afetar diretamente sua capacidade mental.

Todo mundo conhece alguém que se gaba por dizer que possui uma ótima memória e não tem necessidade de anotar nada, muito menos usar qualquer tipo de agenda. O que muitas dessas pessoas não sabem, é que elas pagam um preço altíssimo por isso. Muitos estudos comprovam que a parte do cérebro responsável pela tomada de decisão e pelo raciocino é a mesma parte responsável pela memória de curto prazo. Desta forma, quando uma pessoa foca conscientemente em lembrar de muitas coisas, pois não tem o hábito de anotar, consome capacidade mental que poderia estar sendo usada para o mais nobre pensamento lógico e possivelmente na construção de algo de sucesso.

O simples fato de anotar seus compromissos, libera capacidade no seu cérebro e comprovadamente melhora seu nível de concentração e clareza. Hoje em dia existem diversos mecanismos para gestão de dados, como agendas digitais, aplicativos e até o calendário do celular. Com essas simples ferramentas é possível que toda informação e atividade seja registrada e tratada da maneira correta, fazendo com que você tenha 100% de sua capacidade mental para pensar, criar, desenvolver e provavelmente vencer.

Uma das respostas do porquê pessoas semelhantes conseguem resultados tão diferentes, está em inúmeros pequenos hábitos feitos dia pós dia. Adotar a prática de anotar e registrar o que precisa ser lembrado, vai lhe trazer muitos benefícios e está totalmente a seu alcance. Por muitas vezes, pessoas que tem fome de crescimento e evolução ficam patinando pois procuram algo revolucionário para transformar suas vidas, sendo que o simples e básico de como ter uma agenda, as faria aprender de fato a usar seu bem mais preciso que é seu cérebro.

Plínio Reis

É administrador de empresas formado pelo UniFacef, é especialista tributário há mais de 10 anos, tendo atuado nas maiores consultorias tributárias do mundo. É francano e mora em São Paulo, onde é CEO na Bart Gestão Tributária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo