ColunasConhecendo Franca

Ginásio Pedrocão, o templo do basquete

Na estreia da nossa coluna ‘Conhecendo Franca’, não poderíamos escolher lugar melhor do que o Complexo Poliesportivo de Franca, ou simplesmente Poli, como o francano se refere a esse verdadeiro centro de convivência. O Poli conta com uma grande área verde, pistas de caminhada, de atletismo e de skate, quadras de vôlei, basquete, futebol de salão. O local conta também com piscinas e parquinho infantil. Além disso tudo, é dentro do complexo que fica o Ginásio Pedro Morilla Fuentes, ou Pedrocão, como é carinhosamente chamado por todos.

O Pedrocão é considerado o Templo do Basquete Francano. O ginásio foi inaugurado em 19 de janeiro de 1975 e, na época, a capacidade de público era de 3.500 pessoas e era o Amazonas Franca E.C representava a cidade no cenário do basquetebol. Quando o ginásio foi inaugurado, o basquete já era forte na cidade e seu grande incentivador era o professor Pedro Morilla Fuentes, o Professor Pedroca, daí a homenagem.

O basquete de Franca seguiu fazendo história e contou para isso com a preciosa contribuição de um de nossos ídolos nesse esporte, Hélio Rubens Garcia. Hoje em dia, Franca é reconhecida como a Capital Nacional do Basquete.

No Poliesportivo, como o nome sugere, existem espaços pensados para as mais diversas práticas esportivas e não é à toa que ele é um dos pontos de referência da cidade e amplamente frequentado pelos francanos. “Sem dúvida, aqui é uma das maiores fonte de lazer da nossa cidade, e a gente pode contar com as famílias participando, você vê avô com os netos, com os filhos enfim, isso nos traz um orgulho enorme, uma alegria enorme de receber esse pessoal. Sem dúvida, isso nos traz uma energia muito boa”, disse o Técnico Helinho do Sesi Franca basquete, que, além da semelhança com o pai, herdou também o amor pelo basquete.

E você, com quem frequência visita o Poli? Qual seu espaço favorito, e qual atividade mais gosta de praticar por lá? Deixe aqui nos comentários sua opinião, elogio ou crítica. Deixe, também, uma sugestão de lugar aqui da cidade que você gostaria que nós, do Conhecendo Franca, fôssemos visitar.

https://youtu.be/COjvn9cnXZA

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo