Colunas

Francamente…

Por Celina Rosa da Silva Nascimento

Em alguns momentos da vida, posso dizer “vagarosamente”, estou caminhando agora; “felizmente”, eu a encontrei; finalmente, alcancei aqui vitórias!… É sempre um orgulho imenso poder dizer que “francamente” eu vivo na cidade do basquete, que tenho o privilégio de caminhar ao redor do Pedrocão, contemplando a sua arquitetura deslumbrante, que posso assistir com meu filho caçula às inebriantes partidas que nos levam a outro planeta chamado vibração; pegar autógrafos dos nossos fabulosos jogadores e do Helinho e, ao final das partidas, ainda tirar aquela self com eles… ”Francamente”, é bom demais viver “francamente!”.

Aqui temos Rio Negro e Solimões ao vivo e em cores, passando por nós, na simplicidade de uma caminhada no Poliesportivo, ou acenando para nós no trânsito, num gesto único de alegria de ser francanos de coração como eu. Temos também a Avenida Amazonas, que dá acesso ao shopping e que, no momento, desfila um canteiro gigante de flamboyants já floridos nesta primavera, celebrando o ducentenário francano.

Pude acompanhar nos últimos 30 anos, desde que aqui vim morar, a evolução dessa terra das três colinas, tão querida e tão honrada! Como é bom andar tão pouco para estar num Centro Esportivo, hoje presentes na maioria dos bairros de nossa cidade! Prazeroso é ver as nossas crianças, jovens e adultos tendo onde se encontrar, fazer novos amigos, conversar, fazer planos para o futuro, conectar-se, e, enfim, ”esperançar”… E o final do ano está chegando e com ele brilham as luzes de um novo tempo! O francano regozija-se ao enfeitar suas casas para o Natal. É um capricho só!

Como sempre, temos uma plantinha verde dentro ou fora de casa, quando não uma árvore, e, assim, certamente os pisca-piscas estarão presentes nelas para saudar o novo que chega e dar gratidão ao velho que tanto nos ensinou… E assim vamos vivendo “francamente”, “francamente” despertando, “francamente‟ trabalhando e “francamente” sendo felizes na cidade de clima ameno, do povo tranquilo e sereno, eleita neste ano a segunda melhor cidade pra se viver. Francamente! É bom demais fazer parte dessa gente!

Esse texto faz parte da série "O que elas têm a dizer" em que escritoras de Franca homenageiam a cidade pelos 200 anos, comemorados no próximo dia 28 de novembro. Será um texto por dia, até o final do mês, de crônica, conto, ensaio, poesia… escrito por mulheres. Se você também quiser participar, envie seu texto para solveloso2008@hotmail.com indicando no assunto: texto para homenagear Franca. Ficaremos felizes com todas participações. Soraia Veloso, escritora e francana de coração, é a idealizadora do projeto.

Um Comentário

  1. Parabéns Celina por apresentar e representar tão francamente nossa linda e bela Franca SP.
    Parabéns Francanos pelos 200 anos👏👏👏💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo