Colunas

Franca, 28 de novembro de 1980

Por Viviane Jacinto

A esteira corre contra o tempo, e com elas nossas mãos… Mas nossos pés estão: parados, gelados, descalços e cansados… As engrenagens, os sapatos, as agulhas e os cadarços repousam enquanto as trabalhadoras admiram os muitos que comem, enquanto muitas que com fome reservam o pão de cada dia para mais tarde dividir com a família… E como que em um milagre multiplicar e repartir as migalhas entre: mães, irmãs e as filhas – que ainda moram no ventre.

Pausa (a última).

E nem da metade do expediente passamos.

Só mais um minuto de privacidade.

Mas a hora bate à porta.

E a intimidade acaba no mesmo instante em que a prancheta dura registra a quarta e derradeira vez daquele dia… Que continua… Mas o sangue teima e escorre com o tempo… O ciclo se repete: quente, caudaloso, rubro e escandaloso…

Silêncio na esteira: o estômago ecoando, a coluna estralando, a cola derretendo e o couro comendo… Diante do fatal recuar da máquina, feito maré enquanto a lua se revela atrás das três colinas, a mulher retorna os mesmos passos de outrora. Mas, as únicas marcas que seus pés carregam são as pegadas invisíveis aos olhos de quem (in)justamente precisa do seu corre para caminhar.

Viviane Jacinto: mulher francana e filha de trabalhadoras da Capital do Calçado. Sendo mãe, tem costume de ler enquanto amamenta ou de escrever enquanto deveria estar dormindo. Também é licenciada em Letras e cofundadora do projeto literário @elastiramdeletra.

Esse texto faz parte da série "O que elas têm a dizer" em que escritoras de Franca homenageiam a cidade pelos 200 anos, comemorados no próximo dia 28 de novembro. Será um texto por dia, até o final do mês, de crônica, conto, ensaio, poesia... escrito por mulheres. Se você também quiser participar, envie seu texto para solveloso2008@hotmail.com indicando no assunto: texto para homenagear Franca. Ficaremos felizes com todas participações. Soraia Veloso, escritora e francana de coração, é a idealizadora do projeto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo