ColunasOpiniões

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

Hoje, dia 7 de Abril, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Diversas são as formas de violência que podem atingir nossos jovens e nossas crianças no ambiente escolar, sendo uma das principais, o bullying.


Como define a lei 13.185/16, bullying é a “intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em ato de humilhação ou discriminação”. Algumas das formas mais comuns desse tipo de violência são os ataques físicos, insultos, ameaças, dentre outros.


De acordo com levantamento estatístico do Instituto Abrace – Programas Preventivos –, 86% dos pais e responsáveis por jovens em idade escolar afirmaram que seus filhos já foram alvo de bullying. Somente em 46% dos casos, esses responsáveis possuem a impressão de que as escolas na qual seus filhos estão matriculados dão a devida relevância a esse tema. Por fim, segundo o IBGE, mais de 40% dos estudantes adolescentes já reconheceram terem sofrido dessa violência.


Uma proposta bastante interessante para que, gradualmente, se mitigue essa realidade é a criação de alguns grupos visando o enfrentamento dessa situação mas, importantíssimo, com a composição por parte dos próprios estudantes também, essa é uma forma de trazer questões à tona que nem sempre os pais e os professores poderão identificar; outra iniciativa, é buscar o incentivo da empatia, coibindo a indiferença dos próprios jovens à essa prática; além disso, vale destacar a relevância de buscar a mediação dos conflitos por parte dos professores e demais funcionários quando identificados, posto que, em algum momento, poderão existir, devendo o mesmo ser imparcial e o mais justo possível; dentre outras iniciativas nesse sentido.

Wiliam de Oliveira

É graduando em Direito, pesquisador de política internacional e apresentador do programa Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo