Colunas

O Almanaque Escolar da Adalgisa

Olá, eu sou a professora Rita Mozetti. E hoje venho contar um pouco pra vocês sobre um projeto que estamos desenvolvendo na Escola Estadual Adalgisa de São José Gualtieri.

Sempre gostei muito de escrever para crianças e divulgar o dia a dia da escola e os projetos, já escrevi dentro deste contexto para os jornais locais: Folhinha de Franca, deste portal Notícias de Franca, e para o Clubinho, do extinto Comércio da Franca. Para minhas salas de aula, sempre registrava o cotidiano nas redes sociais para que familiares e comunidade acompanhassem o que acontece dentro de uma escola pública, buscando valorizar a equipe de profissionais que todos os dias realiza o melhor para as crianças.

Assim, no início deste ano, propus a diretora Stela Rodrigues a ideia do Almanaque, apresentei o projeto e ela, me confiou o trabalho. A ideia é mostrar a qualidade do trabalho e a dedicação diário dos professores, gestores e toda equipe à comunidade para estreitar laços, uma forma de levar a escola para a casa dos estudantes e aumentar o engajamento dos alunos, autoestima, protagonismo e o pertencimento. Envolver e incluir todos nas páginas dos almanaques.

Um cantinho da escola, em uma sala acolhedora com tapete, pufs, livros e um computador, a diretora montou a Salinha do Almanaque, para que as crianças e equipe escolar tivesse um espaço para as fotos e entrevistas que saem no Almanaque.

Stela Alves Rodrigues, diretora da Escola Estadual Adalgisa de São José Gualtieri

Iniciamos com o número 1 no mês de fevereiro e já estamos no número 14. Há meses que faço até três almanaques, por exemplo: Especial para os pais, para as mães, sobre prevenção do escorpião, sobre a prova SAEB… Assuntos e temas de interesse de toda comunidade.

Começamos timidamente, o primeiro exemplar, com poucas páginas, e o número 13 já com 87 páginas. Não é preciso um evento, ou data comemorativa para sair no almanaque, mas o dia a dia da escola, o que acontece todos os dias, dentro das salas de aula, as conquistas diárias das crianças e dos professores. Mostramos os estudantes em situações de escrita, leitura, atividades diversas. Os estudantes foram se revelando, talentos valorizados, o estudante que canta, toca instrumentos, desenha, pratica esportes, balé, natação… O almanaque mostra, valoriza e o protagonismo, o pertencimento, melhora o desempenho escolar e traz felicidade. 

As famílias são grandes parceiras, pois enviam fotos das crianças em passeios, viagens, com o animal de estimação… Uma maneira de conhecermos melhor ainda quem são nossos alunos e quem é a nossa comunidade.

O almanaque se tornou real porque gestores e professores acreditam no projeto e enviam atividades que realizam na sala para compor o almanaque. Tento trazer também a atualidade para as páginas, por exemplo, no almanaque 12, tirei fotos dos alunos e os transformei em desenhos para colorir. Coloquei os desenhos nas mesas do refeitório para que colorissem a eles mesmo. Já os transformei em animes, já reproduzi capas de livros com eles, por meio do almanaque realizamos o sonho de uma aluna que toca viola e disse que o sonho era cantar para uma multidão, ela foi capa de almanaque 7 e fiz uma montagem em que ela tocava para a multidão. Um almanaque em que retratei o sonho de muitos ao dizer a profissão que almejam ter no futuro, fiz com que eles se vissem como profissionais, tivemos arquiteto, professora, cientista… Uma maneira lúdica de começar a pensar no futuro e ir construindo projeto de vida.

O professor realizando uma leitura, o aluno escrevendo no material didático, aulas de inglês, arte, educação física, uso das plataformas digitais… Tudo aquilo que promove o aprendizado vai para as páginas do almanaque. É um projeto inclusivo, pois envolve toda comunidade escolar.

O almanaque é uma verdadeira revista eletrônica, traz temas diversos e necessários alertar e discutir com as crianças, como os cuidados e prevenção do escorpião, proibição do uso de celular nas escolas, bullying, autismo, questões ambientais… Há o espaço para entrevistas, já entrevistamos a dirigente regional de ensino, a escritora Perpétua, a nossa diretora Stela, avós dos alunos, os familiares… Experimentos científicos, tudo pode virar assunto para ser lido e refletido.

mensal, on-line e chega para as famílias por meio do WhatsApp, assim ele rompe os muros da escola e chega para todos, pois as famílias compartilham com amigos e familiares. Rompe fronteiras e o objetivo da educação é incluir, acolher, revelar talentos, elevar a estima, o sentimento de pertencimento, dar asas e deixar voar e o almanaque nasceu para isto, além de trazer o professor também ao centro destas conquistas, pois ele não e apenas o coprotagonista, mas o protagonista, pois a aula acontece, porque ele avaliou, planejou, organizou e realizou, mesmo diante de todos os desafios, portanto é protagonista do ensino e da aprendizagem. 

Quem desejar conhecer o Almanaque Escolar Adalgisa é só me pedir pelo 16 98108 3791. Queremos compartilhar a qualidade da escola pública em seu dia a dia.

Rita Mozetti

É Mestra em Desenvolvimento Regional, Doutoranda em Serviço Social, Pedagoga, professora do Ensino Fundamental e Ensino Superior, Gestora de Formação Continuada e Vencedora do Prêmio Educador Nota 10.

2 Comentários

  1. Nesta professora pode confiar.
    Professora Rita Marta Mozetti Silva, essa faz à diferença na Educação ,em franca, são Paulo, Brasil e no mundo, não atoa você é ganhadora do prêmio educador nota “10” de 2020, sabe tudo e um pouco mais de educação, esta sim merecia ser nossa secretária da Educação, parabéns professora Doutora Rita Marta Mozetti Silva, você é nota “10” Dezzzzzzzzzz….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo