ColunasReligião

“Viva a Mãe de Deus e nossa!”

Celebramos a solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.

“Viva a Mãe de Deus e nossa!” Maria é a Theotókos, geradora de Deus. É um título mariano que ilumina os demais. Em relação ao Pai, Maria é a filha predileta, escolhida e agraciada com ternura. Ela é a Mãe da pessoa de Jesus, como homem e Deus, na sua totalidade. Tornou-se templo vivo, plena do Espírito Santo.

“Sem pecado concebida, viva a Virgem Imaculada “. A Igreja reconhece a santidade de Maria: ela não conheceu o pecado, para que fosse a digna Mãe do Filho de Deus. “Maria, permaneceu Virgem, concebendo o seu Filho, Virgem ao dá-lo à luz, Virgem ao carregá-lo, Virgem ao alimentá-lo de seu seio, Virgem sempre” (Santo Agostinho).

“A Senhora Aparecida”: a imagem colhida pelos pescadores nas águas do Rio Paraiba, era a de Nossa Senhora da Conceição. O nome Aparecida veio mais tarde.

Maria é também nossa Mãe, pois continua gerando cristãos no mistério da Igreja. Como filhos e filhas da Senhora Aparecida, “cheios de fé incendida, de conforto e de esperança”, expressamos o nosso carinho e veneração, chamando-a de: “Virgem santa, Virgem bela, Mãe amável, Mãe querida…Mãe terna e compadecida”.

A festa solene da Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida destaca a sua missão como intercessora. Ela é a nossa “Advogada, Auxiliadora, Socorredora e Medianeira”, sem nada diminuir ou acrescentar “à dignidade e eficácia de Cristo, o único Mediador” (LG, 62). Ela cuida de nós por causa de sua maternidade na ordem da graça e por causa de sua caridade maternal. Por isso, pedimos com confiança à Mãe de Deus e nossa, que ela proteja a santa Igreja e a nossa Pátria, vele por todo o povo brasileiro, por nossas famílias e pelas crianças que necessitam das bênçãos e misericórdia do Senhor.

Contemplamos Cristo por Maria. Ela nos ensina a fazer o que Ele nos disser (cf. Jo 2,5). Peçamos à Mãe que nos leve a Jesus, porta da nossa salvação e nossa esperança. Sem Ele, nossa vida não tem graça e alegria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Dom Paulo.

Dom Paulo Roberto Beloto

É Bispo da Diocese de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo