ColunasReligião

“Graça” e “paz”

Advento: Tempo de preparação para o Natal

Designa as quatro semanas que antecedem a comemoração do Natal; tempo da espera da vinda do Messias, que para nós cristãos já veio que é o próprio Cristo, Filho de Deus, que foi gerado no ventre da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. No Tempo do Advento nos preparamos para celebrar o aniversário do seu nascimento.

O Advento é tempo de oração, de espera, de alegria messiânica, o tempo mariano por excelência. Neste tempo litúrgico o livro do profeta Isaías nos será proposto com mais assiduidade por causa da sua promessa de salvação e das suas profecias messiânicas. O anúncio da vinda do Senhor e o mandamento da vigilância questionam os fiéis sobre a sua relação com o tempo. Uma relação muito problemática para nós que “não temos tempo” mais para nada.

O termo “redentor”, referindo-se a Deus, traduz o hebraico goel , que se aplicava a quem se comprometeu a resgatar um parente vendido como escravo ou a vingar sua morte. Israel, escravo dos seus pecados e das suas infidelidades, estende as mãos a Deus para lhe lembrar que só ele pode tornar-se o seu goel , «redentor», como o foi no tempo da escravidão egípcia e no tempo do exílio na Babilónia. 

Graça” e “paz”. O termo charis (em grego, “graça”) deve ser entendido em todo o seu significado salvífico: indica o dom, o favor que Deus concede ao homem, especialmente através da pessoa de Jesus, o salvador da humanidade. O termo eirène (em grego, “paz”) indica a nova condição de vida em que a salvação colocou o fiel: uma condição de perdão, de reconciliação, de amizade com Deus e de fraternidade com os outros. Contudo, só se realizará plenamente quando “a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo” for total e definitiva.

Somo chamados a irmos ao encontro daquele que vem nos encontrar. Para isso é preciso que nos preparemos “levando uma vida de autodomínio e de sobriedade, dedicada à oração” (1Pd 4,7). A nossa vida de oração precisa ser constante e perseverante, dado que a vida do cristão neste mundo é uma vida de combate em meio às tentações e provações. Por isso somos chamados a ter uma fé inabalável em Cristo: “Ficai firmes na Fé, pois após a provação, Cristo vos fortalecerá e vos tornará inabaláveis” (cf 1Pd 5,8-10). “Vigiai”, este é convite por excelência, vivendo em estado de alerta, com uma esperança firme. O próprio Jesus é modelo para nós neste contexto, pois “durante o dia Ele ensinava no Templo, mas passava as noites rezando no relento no Monte chamado da Oliveiras”(Lc 21,37).

Fonte: Portal Cerco il tuo Volto, Padre Jesús Garcia Manoel.

Pe Mário Reis Trombetta

É vigário da Paróquia Cristo Rei, em Orlândia. Já atuou nas Paróquias Santana, São Crispim e Santa Rita de Cássia, em Franca. Fez Filosofia na Capelinha, com os Agostinianos e, em 1992, seguiu para Florença, Itália, e posteriormente, Madri, na Espanha, para concluir seus estudos. Retornou a Franca em 96 e foi ordenado padre em 98. Completa este ano 23 anos de sacerdócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo