ColunasReligião

Ein Karem: Lar de João Batista e Local da Visitação da Virgem Maria à sua prima Izabel

Ein Karem é uma pequena povoação situada a cerca de seis quilômetros a oeste da Cidade Velha, nos arredores da atual Jerusalém. Os seus edifícios de pedra clara agrupam-se nas encostas de umas colinas frondosas, onde os bosques de pinheiros e ciprestes alternam com culturas de vinhas e oliveiras, dispostas em terraços. Parece que, na época do Senhor, era uma cidade reservada aos sacerdotes e levitas; a proximidade do Templo facilitava as deslocações para cumprir o turno de serviço que mudava cada seis meses. De acordo com antigas tradições, era nesta localidade que se encontrava a casa de Zacarias e Isabel: para aqui se teria encaminhado a Virgem Maria quando, após ter recebido o anúncio do anjo Gabriel em Nazaré, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá (Lc 1, 39); e três meses depois, quando chegou para Isabel o tempo de dar à luz (Lc 1, 57), aqui teria nascido São João Batista.

A charmosa vila de Ein Karem é situada no declívio ocidental de Jerusalém. Para os peregrinos cristãos Ein Karem tem um significado especial por ser a cidade natal de Zacarias e Isabel, os pais de João Batista, e o local da Visitação, onde Maria, a mãe de Jesus visitou a sua prima Isabel antes do nascimento de João.  

A nossa primeira parada é na fonte que deu o seu nome à antiga vila (Ein Karem significa fonte do vinhedo). Também é conhecida como a Fonte de Maria, pois de acordo com a tradição cristã a Virgem Abençoada parou lá para beber enquanto visitava a sua prima.   

Uma curta caminhada a partir da fonte leva à Igreja Franciscana da Visitação, que marca a visita de Maria a Isabel.  A adorável igreja de dois andares foi terminada em 1955, sobre ruinas bizantinas e cruzadas. No pátio, os peregrinos são recebidos por um dos hinos mais adorados da igreja, Magnificat de Maria (Lucas 1:46-55), que ela rezou quando encontrou com Isabel, agora escrito em não menos que 47 idiomas na parede na frente da igreja. 

“O caminhar de Maria é um elemento que nos sugere muitas coisas. A primeira coisa é que uma autêntica experiência de fé deve produzir decisões, mudanças, movimentos existenciais”(Luigi Maria Epicoco). 

“Aprendemos com Maria e será confirmado pelo próprio Cristo que os privilégios divinos não são dados para exaltação pessoal, mas para glória de Deus e edificação do próximo”(Monges Beneditinos Silvestrini). 

Pe Mário Reis Trombetta

É vigário da Paróquia Cristo Rei, em Orlândia. Já atuou nas Paróquias Santana, São Crispim e Santa Rita de Cássia, em Franca. Fez Filosofia na Capelinha, com os Agostinianos e, em 1992, seguiu para Florença, Itália, e posteriormente, Madri, na Espanha, para concluir seus estudos. Retornou a Franca em 96 e foi ordenado padre em 98. Completa este ano 23 anos de sacerdócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo