Religião

Dracma perdida

Diz pra gente, você já perdeu alguma coisa importante? Valiosa? Alguma coisa única?

Que tristeza quando perdemos algo importante e caro, como um celular, um anel, uma roupa preferida. É frustrante não é? Nos deixa com aquela sensação amarga de que fomos lesados e não temos a quem recorrer.

Na parábola de Lucas 15:8-10, contada por Jesus, vemos uma mulher que perde uma dracma (uma moeda da época que valia o salário de um dia). A Bíblia nos conta que esta mulher procurou diligentemente sua dracma. Acendeu a luz, varreu a casa e se empenhou nessa busca. A dracma para ela era tão importante que quando a encontrou, chamou as vizinhas e amigas para celebrar com ela.

Todos nós somos assim quando perdemos algo que nos vale muito. Procuramos e nos esforçamos em encontrar. Agora imagine perder coisas que o dinheiro não pode comprar. O que fazemos quando perdemos o relacionamento familiar, o diálogo, o amor, o respeito. O que fazemos quando perdemos a confiança, a alegria de estar junto, a convivência.

Essas são situações mais duras e complicadas para resolvermos. Mas com a parábola mencionada acima podemos aprender alguns passos importantes para reaver essas perdas. Sim, essas perdas podem ser solucionadas. Nada é impossível para Deus.

“— Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma delas, não acende a lamparina, varre a casa e a procura com muito empenho até encontrá-la? E, quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: “Alegrem-se comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.” Eu afirmo a vocês que a mesma alegria existe diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” Lucas 15:8-10

O primeiro passo é acender a luz. Jesus é a luz do mundo, traga esta luz para sua casa, para sua família. Convide o único que pode restituir valores perdidos. O único que pode restaurar sua vida em família, o tempo perdido, os laços desfeitos.

Em segundo lugar, procure diligentemente. Analise criticamente sua vida, sua casa. O que foi perdido ao longo do tempo. Que valores e princípios, vocês deixaram morrer?

Há famílias e casais que perderam a confiança uns nos outros. Alguns perderam o respeito, o amor, a cumplicidade. Há famílias que deixaram o tempo se perder e com ele se foi a intimidade, a comunicação, a alegria de ser família.

Avalie suas perdas. Analise seus ‘perdidos’, faça esse levantamento à luz da verdade de Cristo. Só nEle podemos restaurar, reconstruir e reavivar os valores, os princípios, aquilo que faz sentido verdadeiro em nossas vidas e que é impagável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo