Queridos irmãos e irmãs.
Na Exortação Apostólica Amoris laetitia, sublinhei que “o bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja” (n. 31). Com esta convicção, desejo apoiar o Family Global Compact , um programa comum de ações destinadas a colocar em diálogo a pastoral familiar com os centros de estudo e pesquisa sobre a família presentes nas universidades católicas de todo o mundo. Esta é uma iniciativa do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e a Pontifícia Academia das Ciências Sociais, nascida de estudos e pesquisas sobre a relevância cultural e antropológica da família e sobre os novos desafios que ela enfrenta.
O Family Global Compact não pretende ser um programa estático, destinado a cristalizar algumas ideias, mas um percurso, dividido em quatro etapas:
1. Ativar um processo de diálogo e maior colaboração entre os centros universitários de estudo e de pesquisa que tratam de temas familiares, para tornar mais frutuosa sua atividade, em particular criando ou relançando redes de institutos universitários inspirados na doutrina social da Igreja.
2. Criar maior sinergia, em termos de conteúdo e objetivos, entre as comunidades cristãs e as universidades católicas.
3. Promover a cultura da família e da vida em sociedade, para que surjam propostas e objetivos úteis para as políticas públicas.
4. Harmonizar e apoiar, uma vez identificadas, as propostas surgidas, para que o serviço à família seja enriquecido e sustentado sob os aspectos espiritual, pastoral, cultural, jurídico, político, econômico e social.
Na Família, a maioria dos sonhos de Deus para a comunidade humana se torna realidade. Não podemos ficar indiferentes ao futuro da família, comunidade de vida e de amor, aliança insubstituível e indissolúvel entre o homem e a mulher, ponto de encontro entre as gerações, esperança da sociedade. Recordemos que a família tem efeitos positivos para todos, na medida em que gera o bem comum: as boas relações familiares representam uma riqueza insubstituível não só para os cônjuges e filhos, mas para toda a comunidade eclesial e civil.
Agradeço, portanto, a todos os que aderiram e aos que aderirão ao Family Global Compact e convido-os a dedicar-se com criatividade e confiança a tudo o que possa ajudar a recolocar a família no centro do nosso compromisso pastoral e social.
Roma, San Giovanni in Laterano, 13 de maio de 2023 – FRANCISCO
Fonte: Conferência de Imprensa