FolhinhaLocal

Vó Sônia

Os avós são mesmo especiais! Seres meio que fantásticos, cuidam, educam, presenteiam, amam intensamente e costumam fazer todas as vontades dos netos. Como são seus avós? O que eles fazem que te encanta? Quais aprendizados, conselhos e exemplos eles deixarão para você?

Hoje, conheceremos uma avó que foi superespecial, é a avó da Camila Pizzo. Camila apresentará a vó Sônia, que também era a Patrícia!

“Me refiro a ela como vó Sônia e trago comigo um de seus muitos ensinamentos, me dizia sempre: Minha filha, carisma é para poucos. A pessoa nasce com ele, não tem como aprender ou treinar. E você, Camila, nasceu com ele, é carismática
Camila Pizzo


Camila Marmol Pizzo teve uma infância em meio a muitas brincadeiras divertidas na companhia do irmão Guilherme, eles estavam sempre juntos. Os brinquedos preferidos dela eram as bonecas, entre elas, a Barbie e um piano.

Camila com 1 ano

“Amava brincar de Barbie, gostava de fazer roupinhas, pintava e cortava o cabelo delas. Passava horas brincando. Também gostava de brincar de ser professora, tinha muitos alunos imaginários e era bem exigente com eles”

Camila comemorando 3 anos

“Na escola, sempre fui boa aluna, adorava História, pois sempre fui muito curiosa, queria saber o porquê de tudo, aprender sobre a História do nosso Brasil e amava escutar os professores contando como eram as coisas, épocas, culturas…”

“Tive uma professora inesquecível, amava a Tia Ana Maria, professora de matemática na Escola Monteiro Lobato. Foi minha professora durante anos e mesmo que eu não gostasse muito da matéria, era apaixonada pela professora”

Camila cresceu, se tornou publicitária, empresária, apresentadora de televisão, radialista e colunista social. Os conselhos, exemplos e aprendizados recebidos da avó, estão sempre presentes em cada conquista.

“A vó Sônia sempre foi moderna, longe daquela figura das avós que contam historinhas ou cozinham para os netos. Era aquela avó que nos levava para passear, conhecer coisas novas e sempre nos estimulando”

Avós de Camila: Américo e Sônia

“Divertida, fazia todas as nossas vontades. As manhãs de sábado, geralmente, eram com ela. Reunia os quatro netos e íamos passear: circo, shows, parques de diversão… A diversão entre os primos era brincar com as roupas dela, pois tinham muito brilho, paetês, acessórios… Era uma festa!”

Camila, o irmão Guilherme e a avó

“Minha avó me ensinou a ter fé, confiar sempre em Deus e em Nossa Senhora Aparecidinha, independente do que aconteça. Trabalhar, trabalhar e trabalhar, sempre procurando fazer o melhor e com amor. Amar, respeitar e colaborar com o próximo, afinal, somos todos irmãos”

“Ela era comunicativa, guerreira, perfeccionista e generosa”

“Os avós são nossas raízes, fundamentais para reafirmar os valores que nossos pais ensinam, mas com mais leveza, doçura e compreensão. Avós não têm obrigação de educar, assim fica mais fácil. Eles estimulam nossos sonhos e fazem com que o mundo seja mais colorido”

A família

“O maior legado da vó Sônia é com certeza o amor ao próximo, o de divulgar, estimular, exaltar coisas, pessoas e as boas causas da nossa Franca. Ela participou da construção da nossa cidade em vários setores e sempre fará parte desta história. Além de levar o nome da cidade para o Brasil, através do trabalho que realizava”

“Sinto saudades das nossas conversas, dos comentários que eu fazia e ela caia na risada, falando que eu era muito espirituosa. Saudade dos Natais e festas em geral, de pedir um conselho e saudade, principalmente, de ouvir o portão abrindo e eu ter certeza de que ela estava bem”

“Vó Sônia dizia que eu tinha uma característica que é para poucos, falava do meu carisma, que carisma não se aprende, não se treina, a pessoa nasce com ele. Dizia também que eu era a herdeira do trabalho dela e que era para eu ser paciente, compreensiva, inclusive comigo, pois eu era como ela, então, deveria aprender para não sofrer”


Os preferidos da Camila

Música: Tenho várias. Hoje seria: “Samba da benção”

Filme: “Lado a lado”

Livro: “Dom Casmurro”, de Machado de Assis

Poema: “Aninha e suas pedras”, de Cora Coralina

Uma frase: “Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado”, Charles Chaplin

Ídolos: Patrícia (a vó Sônia), Michele Obama e Luiza Helena Trajano

Patrícia (a avó Sônia), Luiza Helena Trajano e Camila

Personagem da literatura que se identifica: Mônica, personagem criada por Mauricio de Sousa, pois assim como eu, tem personalidade forte, ao mesmo tempo é sensível, tem espírito de liderança, um pouco desastrada, divertida e otimista.

Comida: Strogonoff (que a minha mãe Bel faz) e comida japonesa.

Grande amor: Meu pai Mauro, minha mãe costuma dizer que éramos almas gêmeas.

Camila e o pai

Sonhos: Um mundo com mais respeito, amor, igualdade e que através do trabalho, eu possa colaborar para isso.

Grande alegria: Nascimento da minha sobrinha e afilhada: Flora.


“Todo adulto ainda tem um pouco de criança na alma e no coração. Que esta criança permaneça livre e feliz. Se eu fosse dizer alguma coisa para a criança que fui um dia, diria: Vai sem medo, você consegue! É muito amada, forte e capaz. Não vai ser fácil, mas você vencerá”

Camila Pizzo
Instagram: @cacaupizzo


Aninha e suas pedras

Cora Coralina

Não te deixes destruir…
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.


Conheça mais um pouquinho da vó Sônia

Janeiro, mês que a avó de Camila completaria 92 anos de idade. Sônia Menezes Pizzo nasceu em Franca, em 6 de janeiro de 1931 e faleceu em agosto de 2021. “Minha avó adorava comemorar aniversário, no último ano dela, fizemos uma serenata e cantamos suas músicas preferidas: “Como é grande o meu amor por você” e “As rosas não falam” – lembrou Camila.

Era professora, comunicadora, radialista, colunista social e jornalista. Adotou o pseudônimo de Patrícia, por ser admiradora de uma música chamada: Patrícia, do cantor Dámaso Pérez Prado, considerado o rei do mambo.,


Sugestão de leitura literária

Para adquirir a obra: Instagram da autora @karina_gera


LEITORES!!!!

DICA DE FÉRIAS: Acesse o link para ler a Folhinha de Franca:

https://noticiasdefranca.com.br/category/folhinha/

Você terá acesso a todas as Folhinhas e conhecerá muitas pessoas com ideias superlegais! Depois escreva nos dizendo qual foi a sua preferida e diga o porquê.

DOMINGO é o dia da FOLHINHA DE FRANCA!

Rita Mozetti

É Mestra em Desenvolvimento Regional, Doutoranda em Serviço Social, Pedagoga, professora do Ensino Fundamental e Ensino Superior, Gestora de Formação Continuada e Vencedora do Prêmio Educador Nota 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo