Local

Unesp Franca realiza seminário internacional sobre os impactos da Inteligência Artificial

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca, promoveu o 11º Seminário Internacional “Jacques Ellul”, em conjunto com o 6º Colóquio do Grupo de Estudos de Tecnologia, Direito e Sociedade. O evento, realizado na última semana, reuniu especialistas do Brasil e do exterior para discutir as transformações e desafios provocados pela Inteligência Artificial (IA) na vida contemporânea.

Com o tema “Implicações da Irrupção da Inteligência Artificial Generativa na Sociedade Contemporânea”, o seminário contou com palestras e debates realizados no Anfiteatro I da Unesp nos dias 24 e 25 de setembro. Participaram professores, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas, que abordaram desde os impactos da IA no Judiciário até o uso de algoritmos em processos de desinformação.

Entre os convidados internacionais estavam os professores doutores Fernando Pasquini Santos, Derek Schuurman e Ken Arnold, da Calvin University, dos Estados Unidos. A mesa de abertura teve a presença de diversas autoridades locais, incluindo o professor doutor Jorge Barrientos-Parra, coordenador-geral do evento; Luiza Gôuvea, presidente da 13ª Subseção da OAB de Franca; o juiz José Luiz de Arimateia, diretor do Fórum de Franca; o vereador Daniel Bassi, presidente da Câmara Municipal; a professora doutora Fernanda Mello Sant’Anna, diretora do curso de Ciências Humanas e Sociais da Unesp; e Edson Pinheiro dos Santos Júnior, delegado de Polícia e diretor do Sindpesp.

A cerimônia de abertura contou também com a participação de José Sérgio Saraiva, diretor da Faculdade de Direito de Franca; Esdras Lovo, coordenador do curso de Direito da Universidade de Franca (Unifran); e do delegado Daniel Paulo Radaelli, representando a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Franca e região.

A condução foi feita por Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp e mestranda em Direito na Unesp, e pelo doutorando Arthur Cassiani, ambos membros do comitê organizador.

Jacqueline destacou a importância do evento como espaço de diálogo entre academia e sociedade:

“A presença de representantes de diferentes setores mostra o interesse coletivo em entender e discutir os efeitos da Inteligência Artificial no mundo atual”.

Para Cassiani, o encontro reforça o papel da universidade como promotora de reflexões sobre o avanço tecnológico:

“O diálogo entre distintos atores sociais é essencial para construir um futuro responsável e compatível com o avanço inevitável da IA”.

Durante os dois dias de evento, também foram apresentados trabalhos científicos de estudantes da graduação e pós-graduação da Unesp e de outras instituições de ensino, ampliando o debate sobre ética, tecnologia e o papel da inteligência artificial no cotidiano.

“Parabenizo a todos os organizadores pela iniciativa de discutir um tema tão atual e que já faz parte da vida da maioria das pessoas”, disse Daniel Bassi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo