Saúde inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes nesta segunda, 15

A Secretaria de Saúde iniciará a partir de segunda-feira, 15, a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) destinada, exclusivamente, às gestantes com 28 semanas (7 meses) ou mais de gestação. O imunizante integra o Programa Nacional de Imunizações do SUS e representa um marco importante na prevenção das infecções respiratórias graves em bebês.
O VSR é reconhecido como a principal causa de bronquiolite viral aguda e pneumonia em crianças menores de 2 anos em todo o mundo. A estratégia de vacinação durante a gestação visa proteger os recém-nascidos nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade, por meio da transferência de anticorpos maternos pela placenta.
Para receber a vacina, a gestante deve procurar a UBS mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas ou as Estratégias Saúde da Família (ESFs), das 8 às 16 horas, apresentando um documento pessoal e comprovante da idade gestacional, podendo ser o cartão Pré-Natal, exame, encaminhamento médico ou por profissional de saúde que acompanhe a gestação, como enfermeiros ou doulas.
A aplicação é dose única a cada nova gestação e pode ser feita junto com outras vacinas do calendário da gestante.
Embora não haja limite máximo de semanas para aplicação, a recomendação é que a imunização ocorra logo após completar 28 semanas de gestação para garantir a transferência adequada dos anticorpos ao bebê, podendo ser menos eficaz quando aplicada poucos dias antes do parto.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, alertou sobre a importância das gestantes receberam a vacina. “Com a chegada do imunizante, o município reforça a importância da imunização como medida de proteção essencial para reduzir complicações respiratórias graves em recém-nascidos, ampliando o cuidado e a segurança às famílias”, disse.
Adolescentes
A Secretaria de Saúde orienta aos pais e responsáveis por adolescentes, que aproveitem as férias e procurem as unidades de saúde para a aplicação da vacina de HPV (Papilomavírus Humano).
O imunizante está disponível para a faixa etária de 9 a 14 anos e, sendo ampliada em campanha aos jovens de 15 a 19 anos. Ela é essencial para prevenir diversos tipos de câncer, como colo do útero, ânus, pênis, orofaringe e verrugas genitais, sendo uma das principais formas de proteção oferecidas pelo SUS.
Basta que o interessado compareça a uma UBS, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas e ESF (Estratégia de Saúde da Família), das 8 às 16 horas, portando um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação.





