Local

Saúde inicia campanha de vacinação contra covid-19 atualizada com variante Ômicron

A Secretaria de Saúde iniciou nesta quarta-feira, 29, uma nova campanha de imunização contra a covid-19, agora incluindo a aplicação da vacina atualizada com a variante XBB.1.5 (Ômicron). Inicialmente, o público a receber a nova dose da monovalente é de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas e permanentes, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, dentre outros.

A vacina estará disponível em toda a rede de UBSs e núcleos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), sendo as UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty, no horário das 8 às 19 horas e ESFs do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.  

Para se vacinar, basta se apresentar nos postos com documento de identidade, a carteira de vacinação e os comprovantes de recebimento das doses anteriores para conferência.

Como é o esquema vacinal

De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal recomendado será o seguinte:

  • para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação;
  • dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais, independentemente do número de doses prévias recebidas;
  • vacinação de pessoas com mais de cinco anos que não pertencem aos grupos prioritários: poderão receber uma dose.

A mudança para 2024 passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e considerou as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre priorização de vacinação para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos. As vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença.

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância das pessoas receberem este reforço, tendo em vista que as vacinas da Covid-19 apresentaram resultados muito positivos na redução dos sintomas, quantidade de internações e óbitos pela doença.   

Até o momento, foram aplicadas 955.348 de vacinas contra a Covid-19, desde o início das campanhas de imunização na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo