Local

Rita Mozetti, colunista responsável pela ‘Folhinha’, é homenageada na Câmara

A professora e colunista da Folha de Franca Rita Mozetti foi homenageada nesta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Franca com uma Moção de Aplausos pelo prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, recebido no último dia 10 de junho. Educadora da rede publica estadual, Rita Mozetti foi premiada pelo projeto “Pé de Livro Entre Amigos” realizado junto com o 5º ano da “Escola Estadual Adalgisa de São José Gualtiéri”. A homenagem da Câmara foi realizada por indicação do vereador Marcelo Tidy (União) “pelos relevantes serviços prestados à comunidade” pela educadora.

O projeto premiado de Rita incentivou alunos da escola “Adalgisa” e de outras unidades escolares de Franca a ler obras literárias e a trocar impressões e informações a respeito de seu conteúdo. “Meus
alunos, além de leitores assíduos e críticos, sentiram-se responsáveis por levar e despertar esse gosto pela leitura nas outras pessoas. Foram até para as ruas, distribuir livros para a comunidade”, conta a
professora.

O projeto

O projeto “Pé de Livros entre amigos” foi desenvolvido com estudantes de 5º ano da Escola Estadual Adalgisa de São José Gualtiéri. Componente curricular Língua Portuguesa, Educação Literária. Os livros selecionados para leitura eram os clássicos da literatura brasileira e mundial, como: Dom Quixote, O Jardim Secreto, Iracema, Romeu e Julieta, entre outros. Clássicos adaptados por autores renomados e leitura apropriada para os estudantes.

As famílias e a comunidade foram convidadas a participarem das “Terças Literárias” que eram momentos em que as histórias lidas eram comentadas, discutidas e recomendadas. A sala de aula era aberta para quem desejasse dialogar sobre literatura e virava um grande laboratório de descobertas. A sala de aula foi ficando pequena para tantos momentos e a cada semana aumentava o público leitor, assim, o grupo conseguiu um carrinho de supermercado que encheram de livros e saíram distribuindo leitura literária nas ruas e escolas próximas.

“Um dia, fizemos um Pedágio Literário, distribuímos mais de 400 livros na comunidade. Na escola, começamos a chamar as demais salas de aula para vivenciarem momentos de leitura e tudo realizado na pracinha da escola. Na pracinha tem uma árvore, selecionamos os livros e os penduramos nos galhos e convidamos os amigos da escola e de outras escolas da cidade para ‘colher’ livros direto do pé. Os livros eram colhidos, lidos, apreciados e recomendados. Desta ação, surgiu o nome do projeto vencedor do Educador Nota 10: Pé de livros entre amigos, pois plantamos um pé de livro e convidamos os amigos para os ‘frutos'”, conta Rita, cheia de orgulho.

O Projeto reuniu mais de 600 pessoas, entre adultos e crianças para colher os livros e participar das discussões após a leitura das histórias.

Educação Nota 10

Na 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10, que teve seu resultado anunciado em fevereiro de 2022, os vencedores foram escolhidos entre cerca de 2,5 mil inscritos pela Academia de Selecionadores – composta por grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores.

Os selecionados representam Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Das 10 experiências pedagógicas campeãs, cinco são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental (somando anos finais e iniciais), dois são de gestão, dois de Educação Infantil (2 a 3 anos e 4 a 5 anos) e um do Ensino Médio. Entre os componentes curriculares aparecem Matemática, História, Geografia, Língua Estrangeira, Ciências da Natureza e Educação Física.

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Reconhece e valoriza professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

Hoje, o Prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.

Ao longo das últimas 23 edições foram recebidos mais de 75 mil projetos, e premiados 251 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,59 milhões.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo