Local

Professora Rita Mozetti recebe o prêmio ‘Educador Nota 10’ em são Paulo

O próximo dia 10 de junho será de comemoração especial para a professora francana Rita Mozetti. Ela estará entre os 10 vencedores que vão receber o prêmio Educador Nota 10. A premiação será realizada na Sala São Paulo, na Capital.

Rita saiu vitoriosa desse prêmio pela idealização do projeto “Pé de livro”. Por meio do projeto, Rita envolveu alunos do 5º ano da escola Escola Estadual Adalgisa de São José Gualtiéri, incentivando-os a ler obras literárias e a trocar impressões e informações a respeito do conteúdo.

Tudo começou na atividade que Rita batizou de “Terças literárias” e cresceu até romper a barreira da sala de aula, depois ultrapassou os muros da escola e ganhou a comunidade. “Meus alunos, além de leitores assíduos e críticos, sentiram-se responsáveis por levar e despertar esse gosto pela leitura nas outras pessoas. Foram até para as ruas, distribuir livros para a comunidade”, conta a professora. “Estar entre os 10 vitoriosos é um momento de comemorar os resultados obtidos com o projeto que foi o aprendizado dos estudantes e o envolvimento de toda uma comunidade. Além de conhecer pessoalmente os outros 9 professores, que durante todo 2020 foram companheiros de estudos e encontros on-line, será o momento de ter a Educação de Franca reconhecida e aplaudida em cenário nacional”, disse Rita.

Confira abaixo o relato de Rita Mozetti a respeito do projeto que foi desenvolvido de fevereiro a novembro de 2019 e premiado em 2020 e que, devido à pandemia, terá a premiação presencial agora em junho.  

“O Projeto: “Pé de Livros entre amigos” foi desenvolvido com estudantes de 5º ano da Escola Estadual Adalgisa de São José Gualtiéri. Componente curricular Língua Portuguesa, Educação Literária.

Os livros selecionados para leitura eram os clássicos da literatura brasileira e mundial, como: Dom Quixote, O Jardim Secreto, Iracema, Romeu e Julieta, entre outros. Clássicos adaptados por autores renomados e leitura apropriada para os estudantes.

As famílias e a comunidade foram convidadas a participarem das ‘Terças Literárias’ que eram momentos em que as histórias lidas eram comentadas, discutidas e recomendadas. A sala de aula era aberta para quem desejasse dialogar sobre literatura e virava um grande laboratório de descobertas.

A sala de aula foi ficando pequena para tantos momentos e a cada semana aumentava o público leitor, assim, lotamos um carrinho (de supermercado) de livros e saímos distribuindo leitura literária nas ruas e escolas do entorno da nossa. Um dia, fizemos um Pedágio Literário, distribuímos mais de 400 livros na comunidade.

Na escola, começamos a chamar as demais salas de aula para vivenciarem momentos de leitura e tudo realizado na pracinha da escola.

Na pracinha tem uma árvore, selecionamos os livros e os penduramos nos galhos e convidamos os amigos da escola e de outras escolas da cidade para “colher” livros direto do pé. Os livros eram colhidos, lidos, apreciados e recomendados. Desta ação, surgiu o nome do projeto vencedor do Educador Nota 10: Pé de livros entre amigos, pois plantamos um pé de livro e convidamos os amigos para os “frutos”.

O Projeto reuniu mais de 600 pessoas, entre adultos e crianças para colher os livros e participar das discussões após a leitura das histórias.

A literatura é arte, os livros são obras de arte, a literatura é arte que transforma e por isso veio a ideia de trabalhar com os clássicos e, como se tratava de uma leitura desafiadora para as crianças, envolvemos as famílias”.

Professora Rita Mozetti e o famoso “Pé de Livro” (Foto: Acervo Pessoal)

Rita Mozetti e a Folhinha de Franca

Rita Mozetti é uma educadora “imparável”. Ela nasceu para ser professora e costuma dizer que se não fosse professora, seria professora. A Folha de Franca tem orgulho de contar com o talento e dedicação de Rita na produção de uma das colunas mais lidas do portal, a Folhinha de Franca. Idealizada pela professora, a coluna tem as crianças como protagonistas e, por meio das experiências delas, leva cultura, entretenimento e informação para outras milhares de crianças. E, com esse trabalho, a coluna ajuda a ampliar uma das maiores aspirações de Rita Mozetti, que é incentivar a leitura e o pensamento crítico das crianças.

A você, Rita Mozetti, os parabéns de toda nossa equipe e nossa gratidão por seu trabalho de formar gerações de crianças mais preparadas para o mundo. Obrigada!

O Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Reconhece e valoriza professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

Hoje, o Prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.

Ao longo das últimas 23 edições foram recebidos mais de 75 mil projetos, e premiados 251 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,59 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo