Local

Preocupada com a dengue em 2024, prefeitura realiza ação de conscientização no Centro no sábado, 20

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte se não for tratada adequadamente. Por isso, a Prefeitura de Franca está intensificando as medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, da Zika e da Chikungunya.

Neste sábado, 20, haverá uma mobilização na praça central Nossa Senhora da Conceição, a partir das 9 horas, para distribuir panfletos informativos e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

No dia 27, será realizado um “Arrastão da Limpeza”, que vai recolher os objetos que possam servir de criadouros para as larvas do mosquito nos bairros da cidade.

Essas ações são coordenadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, que também está fazendo uma Avaliação de Densidade Larvária, para identificar as áreas com maior risco de infestação do mosquito e aplicar medidas de combate, como a nebulização, caso seja necessário, por exemplo.

A nebulização é um método que utiliza um inseticida para matar os mosquitos adultos, mas não elimina os ovos e as larvas, por isso é importante eliminar os focos de água parada.

O prefeito Alexandre Ferreira também reforçou o apelo para que a população colabore com o poder público no combate ao mosquito transmissor da doença, com a recomendação de não deixar materiais abertos que possam acumular água, como garrafas, pneus, vasos e baldes. 

Segundo dados da Vigilância em Saúde, Franca registrou 15 mortes por dengue em 2022, após ficar nove anos sem óbitos causados pela doença. Esses números mostram a gravidade da situação e a necessidade de prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo