Local

Prefeitura lança programa ‘Dinheiro Direto na Escola’ e unidades terão R$ 1,9 mi para gerir

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) lançou na manhã desta segunda-feira, 12, durante coletiva de imprensa, o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola. A proposta direciona cerca de R$ 1,95 milhão para a manutenção, reparos básicos e melhorias na infraestrutura física e pedagógica das escolas. A gestão dos valores financeiros será feito diretamente pelas unidades.
De acordo com o programa, os recursos serão transferidos, diretamente, às escolas para o pagamento de despesas de custeio, manutenção de equipamentos e das instalações físicas, com pequenos reparos. Os valores também permitem o pagamento de despesas de cartórios e assessoria contábil para a manutenção da Associação de Pais e Mestres, que deverá apresentar Plano de Trabalho, constando a destinação do recurso a ser recebido no Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola, o qual será analisado e aprovado pela Secretaria de Educação.
O objetivo, segundo o prefeito, é facilitar e melhorar a qualidade dos ambientes nas escolas. As obras mais complexas seguirão sendo executadas pela Prefeitura.

Durante a coletiva, o prefeito apresentou também o projeto que institui o Programa de Integridade Pública, que consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de prevenção, detecção e remediação de fraudes, irregularidades e desvios de conduta, contrários ao interesse da administração pública e da população. Entre eles, o Comitê de Governança, Riscos e Compliance, que tem como objetivo prevenir a prática de atos lesivos ao patrimônio e ao erário, através da implantação de medidas de aperfeiçoamento dos métodos e sistemas de controle no combate à corrupção.
“O que a gente quer é prevenir problemas e continuar oferecendo total transparência aos nossos serviços. Para isso, estamos instituindo a Tríade da Transparência, composta pelo Compliance, o Comitê de Governança, a Auditoria, Corregedoria e Controle Internos, com acesso ao Observatório Social, Tribunal de Contas e a Controladoria Geral da União”, explicou o prefeito.

COVID

Ainda durante a coletiva de imprensa o prefeito falou sobre o crescimento na procura por atendimento no Pronto-socorro Municipal “Dr. Álvaro Azzuz”.
“Estamos com 0.58 de índice de transmissão e isso quer dizer que estamos em um processo de controle da doença. Infelizmente nos últimos quatro dias o número de doentes começou a aumentar, o número de positivos começou a aumentar, assim como a demanda no Pronto-socorro. Pedi hoje alguns dados, por exemplo, quantos são, quem são, que idade tem, se tomou vacina e qual. E dos 600 a 700 pessoas que estão sendo atendidos diariamente com síndrome gripal e respiratória quantos são covid e quanto são outras”, disse o prefeito.

A partir desta segunda-feira, segundo o prefeito, a rede foi dividida para que seja reforçada a vacinação também contra a influenza. “Estamos estudando estatísticas e índices para tomar decisões futuras. Hoje os números estão aumentando. Nós tivemos uma conversa séria com a Santa Casa e com o diretor da DRS (Departamento Regional de Saúde)… Ainda estamos em uma condição boa, mas precisamos tomar cuidado com esse aumento dos últimos quatro dias”, finalizou o prefeito, reforçando o pedido para que as pessoas evitem aglomerações e mantenham os cuidados, não descartando, no futuro, decretar medidas mais restritivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo