Local

PM aposentado luta contra o câncer há quase 4 anos: ‘estamos vivendo cada segundo da melhor forma possível’

Existem lutas na vida que até podemos passar sozinhos, nos apoiando apenas nas nossas forças, vontades e desejos. Mas quando se tem alguém ao lado para lutar junto, por mais que seja difícil, a batalha se torna mais leve, pois o fardo é dividido.

É exatamente dessa forma, dividindo o fardo, que Eder de Andrade tem conseguido enfrentar, nos últimos anos, uma dura batalha contra o câncer. Sua esposa, Daniela, de 40 anos, é sua grande aliada, e seu filho, Enzo, de apenas 3 anos, o combustível para seguir na luta.

Eder foi Policial Militar por 25 anos e está acostumado a dias difíceis. Afinal, a rotina profissional de um PM é quase sempre marcada por conflitos, problemas, enfrentamento da violência… Mas provavelmente, a luta de Eder contra o câncer esteja sendo seu maior desafio ao longo dos seus 59 anos de idade.

Tudo começou no dia 17 de julho de 2019. Durante uma consulta de rotina, Eder se queixou de dores no reto, então sua médica solicitou exames e uma biopsia. Daniela estava grávida de três meses quando isso aconteceu. Eles pensavam que se tratava de hemorroida, porém os exames mostraram que se tratava de um tumor maligno, carcinoma. Como o caso era grave e avançado, e não conseguiram o tratamento que precisavam em Franca, decidiram começar o tratamento em Barretos, lugar que é referência na luta contra o câncer no Brasil.

Ele fez quimioterapia e radioterapia por alguns meses. Quando o médico marcou a cirurgia, Daniela estava no oitavo mês de gestação, então Eder pediu para fazer a cirurgia após o nascimento de seu filho. Seu filho nasceu e a cirurgia foi feita com sucesso.

Porém, em uma consulta de acompanhamento, foi descoberto outro tumor na virilha, no sistema linfático. Sem poder fazer radioterapia por causa do local, foi feita quimioterapia até o tumor diminuir e ele conseguir fazer a cirurgia.

Quando Enzo estava com 1 ano e 10 meses de vida, Eder fez a cirurgia, que não foi bem-sucedida. O câncer voltou para a mesma virilha, além de ter ido para a outra virilha e também para o saco escrotal.

Um mês após sua cirurgia, a família teve outro grande choque. A mãe de Daniela, que era o braço direito deles em toda essa batalha, veio a falecer em decorrência de um câncer.
Diante de tantos desafios, é surpreendente ver esse casal procurando manter sempre o bom humor, a alegria, o sorriso. Manter um ambiente familiar feliz, em que pesem todos os problemas, é um propósito desse casal que quer dar a Enzo muitos dias bons.

Nem sempre é fácil. Afinal, o caso de Eder, como detalha Daniela, é muito complicado, pois o tumor está comprimindo a veia arterial e femoral, que o deixou com trombose. Ele está fazendo quimioterapia para diminuir os tumores, aliviar as dores e os inchaços da perna, além de tomar remédios para as dores e a trombose.

Daniela, que é especialista na área de beleza, parou de trabalhar e se dedica em tempo integral aos cuidados de seu filho, que hoje tem 3 anos, e de seu marido. Ela quem cuida dos horários dos medicamentos, faz curativos nas feridas, ajuda no banho, leva pra caminhar e tomar sol e faz exercícios recomendados pelo fisioterapeuta. “Aprendemos alguns exercícios e vamos repetindo, porque não temos condições de arcar com os custos de um fisioterapeuta todos os dias”, conta ela.

Por isso, quem vê Daniela empurrando a cadeira de rodas de Eder pela rua, os dois sempre muito sorridentes, dificilmente imagina por tudo que estão passando. E, mais do que isso, provavelmente não fazem ideia de que os dois se dizem muito gratos por tudo. “Somos muito gratos a Deus pela nossa vida, pela vida do nosso filho Enzo, que é nossa maior motivação para continuarmos lutando. A vida é um sopro e estamos vivendo a cada segundo da melhor forma possível”.

Aqui, Eder ainda estava podendo andar e fez uma surpresa para o filho dele na escola

João Pedro da Silva

Tem 24 anos e é estudante de jornalismo.

Um Comentário

  1. Esse é meu primo irmão nosso guerreiro que não foge da luta. Qual sua arma para lutar?
    Seu sorriso, quando ele sorri uma luz ilumina todo ambiente, onde ele chega vira festa e todos querem ficar ao seu lado. TE AMO meu primo irmão. Que Deus continue te dando força e Fé, pois podemos perder algumas batalhas, mas não a guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo