Local

Pedra Bruta: a ONG que ajuda jovens a chegar no ensino superior

Fundada em 2009, a ONG Pedra Bruta “Lapidando Talentos” é uma instituição do terceiro setor, sem fins lucrativos, que visa auxiliar alunos das escolas publicas de Franca. A Pedra Bruta é um projeto da professora, administradora escolar e orientadora educacional, Maria Lídia Borges Machado. Profissional de vasto currículo e experiência no universo escolar, criou o projeto a partir do intuito de transformar a vida de jovens e adolescentes das periferias francanas. Conduzindo-os desde o ensino fundamental até a sua formação no ensino superior.

O projeto, que completa agora 13 anos de existência, se tornou um complemento da escola tradicional. “Nossa missão é resgatar nas escolas públicas, a criança e adolescente talentosos para o estudo, para que tenham oportunidade de aprimoramento do olhar para o mundo e prosseguir na universidade pública. Aprender a promover a sua família, as pessoas no seu entorno, no seu bairro, na sua cidade e no seu país. Ter uma visão de possibilidade de melhoria da qualidade de vida promovida pela educação”, disse Maria Lídia. E a ONG tem conseguido esse feito com maestria, além de ações adicionais, como as aulas de inglês instrumental que oferece aos seus alunos.

O trabalho desenvolvido pela Pedra Bruta é reconhecido por instituições privadas e conta com uma impressionante lista de parceiros colaboradores. Nomes mundiais, nacionais e locais como o Google, Ultragaz, Uni-Facef, CCBEU, Oficina de Valor, Jussara, Com4/Data Center, Village, Dalmo Branquinho Advogados, Sta. Rita Contabilidade/Consultoria, Óptica Melani Botto, Pegasus Filme, Piratininga Tintas e Mangô Play estão entre as empresas que acreditam e apostam no trabalho da ONG.

A Pedra Bruta funciona com 7 turmas anuais. Do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. As aulas acontecem das 06h40 às 13h.

Hoje a ONG tem diversos ex-alunos cursando ensino superior em universidades públicas e particulares do Brasil. Em sua maioria, com 100% de bolsa provinda do Enem. Tendo 3 alunos na UFTM, 3 na UFU, 2 na USP São Carlos; 10 na USP Ribeirão Preto; um na Unicamp; 3 na Faculdade de Direito de Franca e muito outros cursando Uni-Facef, Unesp e Unifran. É no Uni-Facef, inclusive, que está instalada a sede da ONG Pedra Bruta.

Maria Lídia tem o grande orgulho de dizer que ao longo desses 13 anos, a Pedra Bruta registra mais de 190 ex-alunos formados ou no caminho para a formação superior. “Já formamos 12 turmas que frequentaram ou frequentam atualmente as mais diferentes universidades públicas estaduais e ou federais e esse é o nosso propósito”, disse a professora.

Pluga-Cuca

Além de todo o sucesso da ONG que fundou e de seu relevante serviço em prol da educação de jovens, Maria Lídia também criou o Pluga-Cuca, um método de ensino de matemática que se espalhou por toda América Latina, Europa, Ásia e outros continentes.

Hoje, o Pluga-Cuca é utilizado por instituições de diversos lugares do mundo. “Temos recebido muitos elogios e manifestações de agradecimento relatando o sucesso de pessoas de todas as idades, estudantes ou não que conseguiram prestar concursos públicos, serem aprovados e conquistado o seu emprego muitas vezes tentado e que após estudarem pelo Pluga-Cuca, conseguiram… Isto me faz muito feliz e recompensada! O Pluga-cuca é de minha autoria e foi prototipado nas aulas da ONG e deu certo. Foi aprovado e se espalhou pelos 5 continentes. Ele é 100% online e 100 gratuito para o mundo inteiro!”, disse Maria Lídia. (Saiba mais sobre o método clicando aqui).

A Pedra Bruta “Lapidando Talentos” sem dúvida alguma, se consolida como um dos grandes movimentos educacionais da cidade, levando o nome de Franca para diversas localidades. O sonho de Maria Lídia se faz cada dia mais real diante de cada jovem que passa pela ONG e, alguns anos depois, completa seu ciclo se formando na universidade.

Se você quiser saber como se tornar um aluno da ONG ou como ser um parceiro da Pedra Bruta e ter seu nome ligado a um grande projeto educacional, pode falar direto com a instituição, pelo WhatsApp (16) 9 9999-5090. Acesse também o site da Pedra Bruta e conheça mais sobre essa linda trajetória que mudou para melhor a vida de muitos jovens de Franca.

Vitor Hugo Ferreira

É estudante de jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo