Local

Moradores de condomínio sofrem com mega-infestação de escorpiões

Parece filme de ficção científica onde insetos horripilantes invadem as casas aos montes e criam pânico geral, mas não é. Moradores do Condomínio Franca P4, da CDHU (Companhia para o Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo), nos fundos do bairro Aeroporto III, estão amedrontados com uma infestação absurda de escorpiões nos apartamentos. Não é exagero falar em “absurdo”, pois praticamente todos os apartamentos tem uma coleção dos aracnídeos em potes e vasilhas com álcool para provar. No momento em que a reportagem estava no prédio para falar com os moradores que pediram ajuda praticamente todos que já estavam em casa desceram para mostrar os insetos capturados ou mostraram das janelas.

A denúncia da infestação de insetos foi feita pelo morador Alex Rodrigues de Souza. Na verdade, por conta do alto número de escorpiões que ele tem encontrado no apartamento, que fica no térreo, Alex e sua família estão de mudança do local. “É muito perigoso. Tenho filho pequeno e o risco aqui é muito grande”, disse ele. O proprietário do imóvel, Danilo, recebeu de Alex diversos vídeos e fotos do encontro com os insetos. Percebendo a gravidade do problema, Danilo enviou a denúncia para o vereador Gilson Pelizaro (PT), que relatou o problema na tribuna na última sessão da Câmara, dia 16 de novembro. O vereador cobrou providências da Vigilância Sanitária.

Em um dos vídeos Alex relata que matou 12 escorpiões naquele dia, mas dias atrás tinha matado 34. “Perdi as contas de quantos já matei ao todo”, enfatizou. Também no momento da entrevista o filho de Alex chamou o pai para mostrar mais um escorpião encontrado na cozinha.

De acordo com relatos de outros moradores, os escorpiões estão saindo dos ralos, caindo dos forros de gesso existente em cada apartamento e saindo até das caixas de tomadas e interruptores. Por conta do alto número de escorpiões encontrados e do risco de um acidente com crianças, a reportagem procurou a CDHU em Ribeirão Preto para se informar sobre o que poderia ser feito. A coordenação do órgão informou que após a entrega dos imóveis aos moradores, o condomínio é o responsável pelas atividades do prédio, porém, por se tratar de uma infestação muito alta, como a relatada pela reportagem, a Vigilância Sanitária deveria ser acionada.

Em contato com a Vigilância Sanitária de Franca, foi agendada para a próxima semana uma visita de técnicos no local para verificar o nível de infestação e quais as medidas que seriam tomadas em seguida. A visita agendada recebeu o protocolo 43550.

O morador Alex Rodrigues em vídeo que enviou para o dono do imóvel para demonstrar o nível de infestação do local
No momento que a reportagem estava no local o filho de Alex encontrou um escorpião na cozinha da sua casa

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo