Minidocumentário “Sarau Protesto: Quilombo Poético” mostra combate ao racismo e inspiração para a comunidade de Franca
Exibição será neste domingo, 10, às 17h, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento e contará com a presença do poeta Carlos de Assumpção
O Sarau Protesto, movimento cultural e educativo que, há anos, transforma comunidades de Franca com poesia, arte e conscientização social, se tornou tema do mini documentário “Sarau Protesto: Quilombo Poético”. A exibição será realizada no dia 10 de novembro, às 17h, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento e contará com a presença especial do poeta Carlos de Assumpção e uma apresentação ao vivo do próprio Sarau Protesto, acompanhado pela exposição fotográfica “Memórias do Sarau Protesto”.
Desde 2016, o Sarau Protesto percorre escolas, centros culturais, eventos e comunidades de Franca-SP, promovendo autoafirmação, identidade e resistência. Idealizado como um espaço itinerante de valorização da cultura afro-brasileira, o sarau foi criado por Carlos de Assumpção, um ícone da luta pela dignidade do povo negro no Brasil. A atuação do sarau também reforça o compromisso com a educação antirracista, alinhando-se às Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que incentivam a valorização das culturas afro-brasileira e indígena nas escolas.
Com duração de 50 minutos e acompanhado por uma exposição fotográfica, o mini documentário “Sarau Protesto: Quilombo Poético” captura a essência desse movimento, documentando os encontros entre a poesia e a educação pública, onde poesia, música, dança, teatro e outras manifestações populares fortalecem a autoestima da população preta e periférica. Com uma linguagem poética e visceral, o filme imortaliza a energia única das rodas de poesia e reafirma o valor da educação, da inclusão e da dignidade como pilares para uma sociedade mais justa.
Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal e Feac.
Serviço:
Evento: Exibição do Mini Documentário “Sarau Protesto: Quilombo Poético” e apresentação ao vivo do Sarau Protesto
Data: 10 de novembro de 2024
Local: Em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano
Horário: 17h
Duração do Documentário: 50 minutos
Entrada: Gratuita