Mais da metade dos pequenos negócios aposta na Black Friday
Um levantamento realizado pela Boa Vista Serviços, empresa criada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) mostra que 54% dos pequenos e médios empresários estão otimistas com as perspectivas de vendas durante a Black Friday, e esperam aumento do faturamento no período. No ano passado, a pesquisa havia registrado esse otimismo em 39% da amostra. Embora as micro e pequenas empresas estejam mais confiantes este ano, o levantamento revela que elas têm enfrentado desafios como estoques baixos e falta de capital de giro: 62% dos entrevistados trabalharão com estoques ainda disponíveis, sem reposição, e outros 76% não farão contratações para o período.
Essas dificuldades, segundo a Boa Vista, se dão pela falta de capital de giro. Para driblar esses problemas e atrair o consumidor, a pesquisa mostra que um em cada quatro empresários vão optar por conceder desconto na data, enquanto um em cada cinco pretende criar promoções e estimular vendas nas redes sociais.
VENDAS ON-LINE
O levantamento detectou também um aumento significativo na quantidade de empresas que passaram a fazer negócios on-line nos últimos dois anos. Cerca de 64% das micro e pequenas empresas estão apostando nas vendas pela internet, enquanto em 2019, menos da metade, 46%, faziam vendas digitais. Em contraste com a aposta nos meios digitais, mais da metade (60%) destas companhias não possui site próprio.
Para superar essa dificuldade, as alternativas passam por contar com o ambiente digital de fornecedores e parceiros, realizar campanhas por e-mail e buscar apoio em marketplaces. As redes sociais passaram a ser a plataforma de vendas preferidas de 69% dos pequenos negócios.