Local

MA já recolheu mais de 600 toneladas de inservíveis em 2023, mas população continua jogando lixo onde não deve

Foram 208 toneladas nos Arrastões mensais e 395 toneladas recolhidas por agendamento

Mesmo tendo dois serviços disponíveis e gratuitos de recolhimento de materiais inservíveis para população de todos os bairros da cidade, alguns francanos mal educados e sem senso algum de respeito ao meio ambiente preferem jogar o “seu lixo” em terrenos públicos, privados e à beira dos córregos. Uma minoria que emporcalha e enfeia praças e terrenos de bairros da periferia da cidade.

Os números divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Franca impressionam. De janeiro até setembro deste ano, a pasta já recolheu mais de 600 toneladas de materiais como sofás, guarda-roupas, estantes, enfim, móveis velhos e utensílios domésticos. Só no projeto “Arrastão da Limpeza, que faz visitas programadas no último sábado de cada mês, já foram mais de 208 toneladas nas 10 edições do projeto.

Outras 395 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidos por agendamento. Pessoas conscientes de sua responsabilidade com os vizinhos e com o meio ambiente ligaram para a prefeitura e agendaram a retirada do que não lhes servia mais em suas residências. Tudo foi descartado corretamente no aterro sanitário da cidade. Como deve ser.

Apesar do recolhimento ser frequente, gratuito e feito até por agendamento, alguns moradores parecem preferir o descarte irregular. Para se ter uma ideia, uma praça que corta o Jardim Dermínio e a Vila Rezende, na Zona Oeste da cidade, já teve a visita do arrastão da limpeza ao menos uma vez este ano. Equipe do MA também já estiveram na praça para fazer a jardinagem (poda de árvores e mato) ao menos 4 vezes. Via de regra, em todas elas os agentes da secretaria tem que retirar também sujeira e lixo humano e industrial, como restos de couro, colchões, diversos móveis e até restos de materiais de construção.

Nesta quinta-feira, 5, por exemplo, equipes estão no local e novos focos de lixo estão espalhados por toda a extensão da praça, geralmente visitadas por família moradoras do seu entorno.

Agendamento

Para agendar a retirada de inservíveis, a pessoa deve entrar em contato com a secretaria através do Whatsapp, pelo Limpezap (3711-9440) ou ligar para o mesmo número, indicando o tipo de material que tem para ser recolhido e o endereço.

Será agendada uma data e horário, quando os resíduos deverão ser deixados na calçada para o recolhimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo