Local

Jovens de 17 com comorbidades começam a ser vacinados em Franca

Começa nesta quarta-feira, 18, a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em jovens com 17 anos, que apresentam comorbidades. A vacinação segue o Calendário de Imunização do Governo do Estado de São Paulo.
Esses adolescentes, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsável legal, poderão se imunizar na UBS Santa Clara ou no Internacional Esporte Clube, na Estação, das 7h30 às 16 horas.

Gestantes e puérperas, que tenham 17 anos, que apresentam comorbidades, que deverão apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovantes de endereço e de comorbidades, tanto os originais, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização), como receitas, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 6 meses, que se enquadrarem na descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação, conforme “Documento Técnico Campanha de Vacinação contra a COVID-19 – 20ª atualização”, divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Caso não seja possível o pai ou responsável do jovem comparecer, o mesmo deverá apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19

Pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades

Os jovens com 18 anos ou mais, sem comorbidades, continuarão sendo atendidos nesta quarta-feira, nas UBS Brasilândia e Progresso, das 07h30 às 16 horas. É preciso apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.

1ª e 2ª Doses – Gestantes e Puérperas sem comorbidades

Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) serão aplicadas na UBS Paulistano, das 7h30 às 12 horas.

2ª Dose

A segunda dose da vacina Astrazeneca será aplicada nas UBS Aeroporto I, Leporace, Paulista e Horto, das 07h30 às 16 horas, naquelas pessoas que já completaram as 12 semanas de intervalo desde a primeira dose. Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 16 horas, nas UBS Ângela Rosa, Guanabara, Aeroporto 3, São Sebastião e Santa Terezinha, além da UBS Paulistano, das 13 às 16 horas.

Quem pode se vacinar?

As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: – Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos úlitmos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild – PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio.
A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo