Local

Jardim Luiza é o primeiro bairro a receber o fumacê contra a dengue nesta quinta, 28

A prefeitura de Franca, através do departamento de Vigilância em Saúde, inicia nesta quinta-feira, 28, a aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue pelo método fumacê. O bairro escolhido será o Jardim Luiza, na Região Norte da cidade. O bairro já recebeu durante toda a manhã de ontem, quarta (27), a visita dos agentes de saúde e de atiradores do Tiro de Guerra (TG) que fiscalizaram residências e terrenos baldios em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e repassaram orientações aos moradores. A pulverização do fumacê no Jardim Luiza terá início às 17 horas de hoje.

De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, os agentes uniformizados e credenciados, acompanhados pelos atiradores, foram bem recebidos pela população durante a visitação casa a casa, em escolas, creches e estabelecimentos comerciais do local. Para Caio, o apoio da população nesta ação será fundamental. “Nas residências onde não foi possível encontrar os moradores foram deixados panfletos com orientações sobre a ação”, disse Carvalho. 

Segundo dados oficiais da Vigilância Ambiental, até esta quarta-feira, 27, foram registrados 2.754 casos positivos para dengue e a confirmação de duas mortes.

O que é o fumacê

O fumacê é uma estratégia encontrada por governos para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de alta infestação, surtos e epidemias para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a Chikungunya.

Embora não seja a forma mais segura de eliminar mosquitos, é bastante rápida, fácil e eficaz, tornando-se uma das principais armas usadas contra os mosquitos durante epidemias. Geralmente, a dose usada em uma aplicação é segura para a saúde humana, no entanto, se a aplicação for muito frequente o agrotóxico pode ir se acumulando no corpo, causando alguns danos no sistema nervoso.

De acordo com a Vigilância Ambiental de Franca, por meio da assessoria de imprensa do município em resposta aos questionamentos da Folha de Franca, apesar de ser um inseticida, não é prejudicial a saúde humana, mas devem ser observados alguns cuidados durante o uso. 

Durante a aplicação do fumacê, os moradores deverão:

1. Proteja os alimentos expostos;
2. Proteja aquários, gaiolas e os animais de estimação bem como suas vasilhas de alimentos;
3. Retire as roupas do varal;
4. Abra as janelas e as portas para permitir que o inseticida entre e atinja os
mosquitos que estiverem escondidos no interior das casas;
5. Caso haja pessoas acamadas ou com problemas respiratórios, feche as portas
e janelas.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo