Local

Gaeco e Polícia Militar desarticulam grupo que praticava agiotagem e lavagem de dinheiro na região

Parte do lucro era reinvestido no próprio negócio criminoso. Outra parte do dinheiro era "lavada" por empresas de fachada e usada na compra de veículos de luxo e imóveis

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público de São Paulo, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 22, em conjunto com a Polícia Militar, uma operação operação intitulada de Maré Alta contra uma quadrilha investigada pela prática dos crimes de agiotagem lavagem de dinheiro na região de Franca. Foram cumpridos mandados de prisão temporária e busca e apreensão contra a organização criminosa.

Durante as investigações apurou-se que os membros desta organização criminosa atuavam na região de Franca emprestando dinheiro a juros exorbitantes com posterior cobrança com emprego violência ou grave ameaça às vítimas. Parte do lucro era reinvestido no próprio negócio criminoso. Outra parte do dinheiro era “lavada” por empresas de fachada e usada na compra de veículos de luxo e imóveis.

Alguns membros da própria organização criminosa eram responsáveis pelo financiamento do esquema criminoso.

Foram cumpridos, nesta quarta, 13 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão temporária. A operação contou com o apoio de 8 Promotores de Justiça, 5 servidores do Ministério Público, 10 viaturas da Força Tática do 15º BPM/I, 2 viaturas do 11º BAEP e 2 viaturas da Rádio Patrulha. Ao todo, 40 policiais militares participaram da ação policial.

Vários objetos recolhidos de origem ilícita em posso dos criminosos foram levados à Delegacia de Polícia, enquanto os demais objetos apreendidos foram encaminhados para a sede do Gaeco de Franca.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo