Franca cai seis posições em ranking de tratamento de água e esgoto
Cidade ainda está entre as 20 melhores cidades do País segundo Instituto, porém é a quinta queda consecutiva na avaliação
A cidade de Franca, que já foi referência em tratamento de água e esgoto para o País e para o mundo, caiu este ano na avaliação feita pelo Instituto Trata Brasil. De acordo com o levantamento, Franca é a 15ª cidade mais bem avaliada, ficando entre as 20 melhores cidades em saneamento básico. No entanto, a cidade perdeu seis posições em relação ao levantamento do ano passado, quando figurava em 9º lugar.
Esta é a quinta vez que a cidade perde posições no Ranking do Saneamento com o foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil. Em pelo menos dois índices a cidade teve notas baixas, o que levou à queda da posição: Indicador de Investimentos Totais por Habitante (IITH) e Indicador de Investimentos do Prestador por Habitante (IIPH). Nos dois índices, Franca recebeu 6,97.

Segundo o estudo, a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de Franca, levou 96,95% no ITA (Indicador de Tratamento de Água) e 96,27% no ITE (Indicador de Tratamento de Esgoto). Em relação ao volume de esgoto tratado sobre a água consumida, Franca está entre as dez melhores do País.

Segundo o Instituto Trata Brasil, para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades.







