Local

Final de semana terá documentários, história, música e oficinas culturais em Franca

Artistas e agentes culturais de Franca irão realizar diversas atividades gratuitas desta sexta-feira, 8, até domingo, 10, com a exibição de documentários e oficinas voltadas para o setor audiovisual. A iniciativa tem apoio da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura) com financiamento promovido através da Lei Federal Paulo Gustavo.

Nesta sexta acontece o Sarau Kaleidoscópio a partir das 19 horas, na avenida Paulino Pucci, 337, Jardim Francano. A ação, realizada pela companhia Stop and Drama, provoca os participantes a recitar poesias de sua própria autoria, e a fazer apresentações de música com o objetivo de fomentar a arte.

Já no sábado, 9, haverá opções para diversos públicos em vários pontos da cidade. Quem gosta de conhecer histórias sobre os patrimônios históricos da cidade e deseja aprender mais sobre Franca e políticas públicas de preservação pode participar de uma oficina na Escola Estadual “Professora Lina Picchioni Rocha”, no Jardim Petráglia, às 10 horas. É necessário se inscrever, clicando no link.

Mais tarde, na Praça da Juventude, no Jardim Redentor, acontece uma Oficina de Improvisação Teatral, organizada pelo Impro Tupiniquim, das 13 às 17 horas. Ainda, à tarde, das 13 às 16 horas, acontece a Audição Brasil no Vinil, uma discotecagem com Carlos Xavez, na Sala do Vinil (rua Carlos Dourado, 3971, Vila Exposição). Às 18 horas, o IPRA (rua Diogo Feijó, 1956, Estação) exibe o documentário “Gramophone Videolocadora”, que conta a história do acervo de uma locadora de Franca.  

O Espaço Nulo (rua Maria Cândida de Vilhena, 530, Jardim Petráglia) também tem opções culturais. Das 16 às 18 horas, será realizada a oficina “A Escrita como Montagem: Introdução ao Roteiro Audiovisual”, em que os participantes exploram a criação de cenas curtas, utilizando imagens e sons para construir uma narrativa audiovisual envolvente. Depois, das 19 às 21 horas, ocorre a oficina “Palavras Escondidas”, em que experiências reais podem ser contadas a partir de diferentes perspectivas.

No domingo, as oficinas do Espaço Nulo serão on-line, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas. A primeira, “Responda ao meu e-mail”, ensinará os participantes a produzirem textos teatrais a partir de textos-surpresas, despertando habilidades criativas. A segunda e última, “Ensaio sobre as coisas”, consistirá na elaboração de um ensaio cênico reflexivo, explorando um tema de escolha do aluno. Todas as oficinas terão acessibilidade em Libras e as inscrições podem ser feitas pelo link.

Mais arte

      A Praça da Juventude será palco no domingo, 10, do projeto “Raízes Vivas – Franca 200 anos”, com oficinas de produção eventos, técnicas de som e remixagem de músicas, além de intervenções de graffiti, poesias, DJs e open mic. As apresentações serão das 10 às 19 horas.

      Já no Centro de Franca, às 17 horas de domingo, na praça Carlos Pacheco (em frente à Casa da Cultura) acontece a apresentação da exposição fotográfica “Memórias do Sarau Protesto” e exibição de um documentário que apresenta a trajetória do Sarau Protesto, movimento cultural que percorre a cidade e a região. Ao final, o poeta Carlos de Assumpção fará uma apresentação especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo