Escritora francana a um passo de publicar seu livro; você pode ajudar

Isa Marguilet é professora de teatro e voluntária idealizadora da Acim, Associação Cultural Isa Marguilet. A artista participou recentemente do concurso internacional de literatura infantil “Asinha”, organizado pela editora Ases de Literatura, que tem sede em Portugal. Isa teve ótima avaliação no concurso e foi uma das finalistas, mas não venceu (a premiação que, inclusive, foi conquistada coincidentemente por outra escritora de franca).
Apesar de não ter vencido o concurso, que tinha como premiação a publicação da obra totalmente gratuita, Isa chamou atenção com seu livro de 12 páginas que conta a história de uma garotinha com vitiligo. A editora propôs a ela uma parceria para publicação do livro, cobrindo parte dos custos. Apesar da oferta tentadora, Isa não pode ver o sonho de publicar o livro realizado, porque todos os seus recursos já tem um destino certo: os projetos da Acim.
Sua associação trabalha com crianças e jovens carentes de Franca. Isa realiza oficinas para que eles possam desenvolver a criatividade por meio de teatro, atividades recreativas, desenho e danças. E, para manter essas atividades, Isa destina seus recursos para esse projeto. Ela, inclusive, doou até seu aparelho celular pessoal para que um dos jovens pudesse estudar durante a pandemia.
Sendo assim, embora o valor necessário para publicação do livro não seja tão alto – pouco mais de R$ 1.500 – Isa não pode arcar com ele nesse momento. “Tenho o sonho de publicar o livro e levar essa história para mais crianças, mas minha prioridade no momento são os jovens atendidos pela Acim. Temos contas a pagar e não consigo destinar o pouco que temos para outra coisa, que não seja a própria associação”, disse ela.
Marcelo Porto Alvim Alvim, o marido de Isa, apoia totalmente a causa da mulher e, vendo todo seu esforço e dedicação, gostaria que ela conseguisse realizar um sonho para si. “A Isa pensa demais na Acim, o que é muito bonito! Mas quase todo dinheiro vai para os projetos da associação e ela não conseguiu publicar o livro. E sei o quanto isso seria importante pra ela. Por isso, decidi divulgar essa história. Quem sabe alguém que leia, se sensibilize e decida ajudar e, aí sim, consigo levantar esse valor e ajudá-la a realizar esse sonho”, disse ele, que completou: “A Isa é um ser fantástico! Dentro dela existem múltiplos talentos, é algo admirável! Esse livro foi escrito com muito amor e merecia ser pubicado”, disse ele.
O livro da Isa

Afinal, o que tem nesse livro que merece tanto ser publicado? Além da qualidade do texto e da maneira que Isa escolheu contar a história, o livro é despretencioso e genuíno, o que o torna especial.
Tudo começou com a filhinha de Isa, a Lelê, que conheceu na escola uma amiguinha que tem vitiligo. Por ser muito pequena, a Lelê não entendia muito bem a doença e outras e havia o pensamento, na escola, de que pudesse ser contagiosa.
Por ausência do tema na literatura infantil, Isa resolve desenvolver uma obra para ajudar a compreensão da filha e de outras crianças a respeito do vitiligo. Assim surge o livro “Menina pretinha com manchinhas branquinhas”. “Escrever este livro foi um desafio porque o vitiligo na infância pode ser desencadeado por fatores emocionais ou problemas no sistema imunológico. Uma história infantil com esse tema teria que explicar um pouco sobre o vitiligo de maneira simples e de forma a ajudar a evitar preconceitos. Conclui que nada melhor que explicar com carinho e amor”, disse a autora. Isa se mostrou muito emocionada quando descobriu que o marido havia divulgado a história em busca de ajuda para publicar o livro. “O Marcelo é maluco! Temos tanta gente pra ajudar e agora me surpreendo vendo o que ele está fazendo para me ajudar. Fiquei tão feliz que não sei explicar, não tenho palavras para agradecer, então, só me resta dizer obrigada! Eu quero muito ver o livro publicado, claro, mas diante das contas da Acim, não pensei duas vezes, e paguei os projetos da Associação. Mas se conseguir publicar o livro, será mágico, porque ele pode ajudar muito as crianças para as quais chegar”, disse ela, emocionada.
Se você gostou da história e quer ajudar Isa a publicar o livro, pode fazer contato direto com ela, pelo telefone 16 99238-0110.
Galeria da Isa e da Lelê












Salve Isa!!!!!!Oieee,me chamo Eveline,conheço o trabalho dela junto a ACIM e posso atestar que é mesmo merecedora… Quero e vou ajudar,vou divulgar essa matéria e dessa forma Isa conseguirá a tão importante publicação, faço bonecas e artesanatoetnico e o vitiligo é um tema que precisa ser pensado e explicado com muito carinho para crianças e adultos visando reduzir o sofrimento das pessoas que vivem essa realidade.
A Isa faz um trabalho lindo que ajuda muitas crianças e adolescentes, além de ter uma simplicidade ímpar e ser extremamente simpática, fiquei emocionada de saber sobre a história do livro, ela multiplicou o amor pela filha em conhecimento isso sim tem que ser eternizado!
Que matéria linda 👏👏👏👏👏