Escolas municipais são destaque em alfabetização e recebem ‘Prêmio Excelência Educacional’ do Estado

Diretores e coordenadores de 13 escolas municipais receberam na manhã desta sexta-feira, 12, o Prêmio Excelência Educacional do Governo do Estado de São Paulo como destaque na alfabetização infantil. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Márcia Gatti, secretária de Educação, Ângela Cristina de Oliveira Gonçalves, supervisora de Educacional da Rede Estadual e Regiane Darc Ferreira, Pec Desenvolvimento Curricular dos Anos Iniciais, representantes da Unidade Regional de Ensino.
O prêmio faz parte do Programa Alfabetiza Juntos SP e valoriza os esforços das redes municipais, que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp 2024 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral.
Como reconhecimento, o município recebeu R$ 616 mil para a aplicação de recursos pedagógicos.
As escolas municipais premiadas foram: EMEB Professora Christianne Dezuani Dias de Oliveira, EMEB Professora Dorotea Paulino Ferro, EMEB Professor Fausto Alexandre de Souza Teodoro, EMEB Professor Florestan Fernandes, EMEB Frei Lauro de Carvalho Borges, EMEB Professor Hélio Paulino Pinto, EMEB Professor José Mário Faleiros, EMEB Professor Paulo Freire, EMEB Professora Rita de Cássia Calixto Xavier, EMEB Professor Dr. Rubens Zumstein, EMEB Professora Sueli Contini Marques, EMEB Professora Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna e EMEB Dr. Valeriano Gomes do Nascimento – Caic.
Ângela Cristina de Oliveira Gonçalves, supervisora educacional da rede estadual, disse que o prêmio representa a dedicação dos gestores das escolas que trabalham com a alfabetização inicial. “É um orgulho muito grande porque a gente sabe o impacto que uma boa alfabetização tem na vida acadêmica dos alunos. É um reconhecimento merecido porque se teve avanço, teve trabalho”, comentou.
Durante o evento, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância de mais esta premiação para as escolas. “É uma avaliação externa que comprovou que temos excelência no trabalho. Todas as escolas registraram alta em suas notas no Saresp, isso mostra o empenho dos professores e de toda a equipe escolar nas ações desenvolvidas. Temos uma das melhores ‘educações’ do estado e do país”, declarou.
Ferreira ressaltou também que a educação municipal é referência nacional. Recebeu o Prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável) e o Selo Ouro do Ministério da Educação. Em 2021, apenas 75% dos alunos estavam alfabetizados ao final do 2º ano. Atualmente, o índice é superior a 94%.
Além disso, a cidade foi incluída no Mapa de Experiências Inspiradoras, do Ministério da Educação, pela criação do Programa ‘Tempo Todo’, como ensino em tempo integral.





