Local

Dona de casa ajuda pacientes acamados com empréstimo de camas e cadeiras de rodas e com distribuição de afeto

“Da dor nasce o amor” é uma frase que explica muitas reviravoltas na vida de milhares de pessoas mundo afora. Gente como a francana Fabiana Marques, que há pouco mais de 10 anos vivia em um relacionamento problemático e por conta disso quase perdeu a vida. Foi um período de dor e sofrimento, mas que ela conseguiu superar. Da dor vivenciada nesse relacionamento, Fabiana tirou a força que precisava para começar um novo capítulo em sua vida. E foi assim que nasceu o Projeto 100% Legal, por meio do qual Fabiana já ajudou mais de mil pessoas em Franca e região. Com o apoio de um grupo pequeno e de doações da comunidade, Fabiana oferece gratuitamente cadeiras de roda e de banho, bengala, camas hospitalares andadores e muletas para pacientes necessitados.

“Depois que eu consegui sair daquele relacionamento, eu enxerguei que deveria ajudar o próximo. Comecei sozinha, indo em asilos, orfanatos, creches e hospitais. Pude observar as necessidades desses pacientes, muitos deles acamados, e comecei a oferecer suporte de medicamento, atenção básica, equipamentos para locomoção. A minha casa se tornou um depósito de cadeiras, camas, etc. Aos poucos, algumas pessoas foram começando a ajudar e formamos o 100% Legal. O nome do projeto é esse porque, embora não tenhamos muitos voluntários, os poucos que temos são 100%”, diz ela, orgulhosa.

Fabiana conta que hoje o grupo tem aproximadamente 500 equipamentos emprestados. “Sempre procurei ajudar as pessoas nos momentos mais difíceis da vida delas, especiamente quando há problemas de saúde. Então, sempre tentei cuidar dessas pessoas que precisam desses equipamentos ou de alguma atenção básica. Nosso grupo ajuda a qualquer um que precise, seja da nossa cidade ou de cidades vizinhas. Hoje temos 313 pacientes acamados cadastrados, mas já ajudamos mais de mil famílias ao longo do tempo. Não sei o número exato de pessoas que o grupo já ajudou, mas o importante é o grupo ser útil”, disse ela.

Além das doações que recebe, Fabiana mantém um bazar fixo e é com a venda de roupas e calçados usados que ajuda a manter o projeto. “Sempre me dediquei com o maior carinho e amor a esse projeto. É um trabalho 100% solidário. Faço isso porque me faz muito bem. Sou muito feliz em poder ajudar quem venha a precisar. Nesses anos, já acompanhei o sofrimento de várias famílias e poder ajudar quem não tem condições de um auxílio adequado de saúde é um motivo de satisfação pra mim. É uma missão; me traz a sensação de dever cumprido. A minha mão estará sempre estendida”, disse Fabiana, que também atua como palhacinha voluntária em hospitais.

O bazar

O bazar é realizado de terça a sexta das 09h30 às 17h e aos sábados, das 09h30 às 14h. “Temos mais de 3 mil peças de roupas masculinas, femininas, infantis e plus size, além de calçados e bijuterias. São peças com preços de R$ 1 até R$ 49,90. Com o dinheiro das vendas, eu compro fraldas, dietas, colchão casca de ovo, curativo e faço os consertos dos equipamentos emprestados”, disse Fabiana.

O bazar fica na Rua General Carneiro,873 – Estação (Clube dos Bagres). “Antes fazia tudo em casa, mas conseguimos esse espaço no Clube dos Bagres. Agora, meu grande sonho é ter uma sede nossa, para termos tranquilidade de ampliar o trabalho. Quem precisar de atendimento, precisa fazer um cadastro, faremos uma visita e a partir disso, providenciaremos a ajuda ao paciente”, disse ela.

Se você puder contribuir com o projeto de alguma maneira, o WhatsApp de Fabiana é 16 992259871.

“Tenho a esperança de que possamos ajudar cada vez mais a fazer com que pessoas humildes possam se igualar com quem tem acesso à Saúde”




Joelma Ospedal

É jornalista e apaixonada por comunicação.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo