Local

Dengue na Zona Oeste preocupa e Vigilância terá campanha para evitar infestação

A Vigilância Ambiental, órgão subordinado à Secretaria de Saúde de Franca, prepara uma ação intensiva contra o mosquito da dengue. O motivo é o alto índice de larvas do mosquito Aedes aegypt encontrado em levantamento de densidade larval realizado em outubro. Os bairros da Zona Oeste (Dermínio, Santa Efigênia, Vilas Rezende, Pedigoni) sinalizaram maior atenção devido ao grande número de larvas e criadouros encontrados e serão os primeiros a receber a Campanha de Mobilização Social de Combate à Dengue. A mobilização vai acontecer entre os dias 21 e 26 de novembro.

Durante essa semana, a proposta da Secretaria de Saúde é que as equipes intensifiquem as ações de controle vetorial em áreas do município identificadas como risco em potencial de infestação.

A avaliação do município é que algumas regiões, como a Oeste, ofereçam risco de uma explosão de proliferação de mosquito da dengue tanto pelo número de larvas quanto pela identificação de “recipientes potenciais criadouros do mosquito”. A ideia da Vigilância é realizar uma varredura preventiva nos bairros, eliminando os criadouros e orientando os moradores sobre a importância de se manter os as casas e terrenos limpos, além de se evitar jogar lixos em terrenos e à beira dos córregos locais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os números mais recentes contabilizados apontam para o registro de 15 óbitos em decorrência da dengue este ano em Franca, 7 mil casos autóctones (do próprio município), 9,8 mil notificações e 7.389 registros positivos.

Campanha

A Vigilância Ambiental definiu a estratégia de trabalho e realizará no próximo dia 22, às 10 horas, no Aterro Sanitário, o lançamento da Campanha “Pneu no Caminho Certo”. Incialmente será realizada a visita ao Aterro Sanitário e à Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Recicláveis), pelos Agentes de Controle de Vetores e, posteriormente, o lançamento da campanha, sobre o descarte correto de pneus.

A ação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente para reforçar a conscientização da população, sobretudo, os estabelecimentos relacionados ao comércio e à manutenção de pneus e sobre seu descarte correto, prevenindo o potencial criadouro de Aedes aegypti.

Para o dia 24, a partir das 8 horas, será feito um Arrastão em algumas ruas dos bairros Dermínio, Santa Efigênia, Vilas Rezende e Vila Pedigoni pela equipe da Vigilância Ambiental.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo