Local

Defesa Civil alerta para temperaturas de até 39ºC hoje: cuidados com idosos e crianças devem ser redobrados

A Defesa Civil informou que, entre essa segunda-feira, dia 25, e quarta-feira, uma forte massa de ar quente continuará elevando as temperaturas em todo o estado. Em Franca, a temperatura máxima prevista é de 39º. Se atingir esse nível, esse será o dia mais quente do ano. No site do Inmetro, a previsão aponta para até 40º.

Além da forte onda de calor, a Defesa Civil alerta, também, para o tempo que deve ficar ainda mais seco, com a umidade relativa do ar (URA) caindo para níveis abaixo dos 25%.

Cuidados as crianças

Com a queda na umidade relativa do ar, é comum o agravamento de problemas respiratórios, ocorrência de pele ressecda e desconforto geral. A medida geral para enfrentar o calor é se manter bem hidratado, bebendo bastante água fresca ao longo do dia.

Também é recomendado não praticar atividade física e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.

No caso de crianças e idosos, os cuidados devem ser redobrados. O calor extremo pode fazer com que crianças adoeçam rapidamente, pois pode causar desidratação, exaustão, cãimbras e insolação.

O Instituto Pensi, especializado em saúde infantil, publicou uma série de dicas para enfrentar o calor com mais segurança e tranquilidade. Confira

Dicas para vencer o calor

Mantenha-se hidratado: incentive seus filhos a beberem água com frequência e tenha uma garrafa sempre disponível ao sair. Em dias quentes, os bebês que recebem leite materno ou fórmula em mamadeira podem receber uma quantia adicional, mas não devem receber água, especialmente nos primeiros seis meses de vida.

Vista-se levemente: vista seus filhos com roupas claras, leves e limitadas a uma camada de material absorvente que maximize a evaporação do suor. As crianças têm uma capacidade menor de transpiração do que os adultos. Certifique-se de usar bastante protetor solar.

Planeje um tempo extra de descanso: muitas vezes, o calor pode fazer as crianças e seus pais se sentirem cansados. O calor alto também pode contribuir para a irritabilidade. Entre regularmente para se refrescar, descansar e beber água.

Mantenha a calma: quando seu filho estiver com calor, dê-lhe um banho frio ou um jato de água para esfriar. A natação é outra ótima maneira de se refrescar enquanto se mantém ativo. Lembre-se de que as crianças devem sempre ser supervisionadas enquanto nadam ou brincam na água para evitar afogamentos.

Nunca deixe seu filho no carro: o interior de um carro pode ficar perigosamente quente em pouco tempo, mesmo com as janelas abertas.

Ligue para o seu pediatra ou procure um serviço de saúde imediatamente se o seu filho(a) desenvolver algum dos seguintes sintomas:

  • Sentindo-se fraco(a);
  • Cansaço extremo (sonolência incomum ou dificuldade para acordar);
  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Sede intensa;
  • Não urinar por muitas horas;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Respiração mais rápida ou mais profunda do que o normal;
  • Dormência ou formigamento da pele;
  • Dores musculares;
  • Espasmos musculares.

Cuidados com o idoso

Com o calor excessivo o risco de desidratação em idosos pode aumentar e causar confusão mental, agitação, prostração, tonturas e quedas, além dos efeitos na pele, como maior flacidez ou aparência ressecada, e nas mucosas, que também ressecam e podem ficar descoradas. A Agência Brasil publicou material especial com relação ao assunto, orientando a respeito de cuidados extras para com o idoso. Confira:

Segundo ele, o primeiro órgão prejudicado com a desidratação é o rim, mas a falta de líquido adequado no corpo da pessoa idosa pode levar problemas relacionados à pressão baixa como tontura seguida de quedas e até mesmo desmaios. “É muito importante então que estimulemos os idosos a não apenas beber água, mas outros líquidos, porque bebidas com sabor podem facilitar muito aceitação daqueles que não gostam de beber água”, disse. Entre as recomendações estão a água de coco, chá gelado, sucos leves, água saborizada, colocada em uma jarra com pequenos pedaços de frutas.

Oliva alertou ainda sobre o tipo de roupa utilizada tanto pelos mais novos quanto pelos idosos. O ideal é vestir roupas leves e evitar exposição solar de forma prolongada, além de evitar permanecer em ambientes muito quentes e pouco arejados. “Isso também aumenta a chance de desidratação. É preciso também ficar atento ao horário da realização de atividade física. Aqueles idosos que realizam atividade física devem escolher o início da manhã ou o final de tarde quando a temperatura é mais amena”.

É preciso ainda usar o protetor solar, manter os ambientes ventilados e usar umidificador em dias de baixa umidade do ar. Entre os sinais de desidratação, estão boca seca, sede, redução do volume de urina, sintomas que podem evoluir os sinais mais graves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo