Comércio abre com horário ampliado neste Dia do Trabalhador
As lojas francanas poderão funcionar normalmente neste sábado, 1º de maio, Dia do trabalhador. Com as novas determinações da Fase de Transição do Plano SP o horário de atendimento nos estabelecimentos comerciais foi ampliado. A ocupação, porém, segue limitada a 25% da capacidade do local. Para este sábado, a orientação da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) é que as lojas funcionem das 9 às 15 horas.
A expectativa é que a movimentação na cidade, especialmente na região Central, seja grande já que falta apenas uma semana para o Dia das Mães, uma das datas mais tradicionais e importantes para as vendas de varejo. “As fases mais restritivas do Plano São Paulo tiveram, na economia, grandes impactos. Uma estimativa recente do IE-ACIF mostrou que, a cada dia na fase vermelha, Franca deixava de faturar R$ 5 milhões. A possibilidade de abertura e extensão do horário de atendimento concedida pela Fase de Transição do Plano São Paulo chega em um momento muito importante, próximo ao Dia das Mães. A data é a segunda maior do calendário comercial e a expectativa é de crescimento de vendas e faturamento”, considerou o economista Adnan Jebailey, responsável pelo Instituto de Economia da Acif.
O Franca Shopping também funcionará com horário ampliado já a partir deste sábado. As lojas do centro de compras passam a funcionar das 10 às 20 horas, de segunda-feira a sábado, e das 14 às 20 horas, aos domingos. No caso da praça de alimentação o funcionamento é das 10 às 20 horas, também de segunda a sábado, e das 12 às 20 horas, aos domingos. O cinema funcionará no mesmo horário que o shopping. Já o parque de diversão pode funcionar, com restrições, seguindo o horário de atendimento do centro de compras.
É importante lembrar que o uso de máscaras por consumidores e colaboradores é obrigatório. Todas as medidas de higienização de ambientes e distanciamento social estão mantidas. O funcionamento dos estabelecimentos comerciais é facultativo por tratar-se de um feriado nacional.
Fase de Transição
O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) publicou na edição desta sexta-feira, 30, um decreto seguindo todas as orientações do Plano SP. Entre as principais alterações desta fase está a ampliação do horário de funcionamento de atividades comerciais, restaurantes, academias, salões de beleza, barbearias e atividades culturais: todos podem funcionar das 6 às 20 horas.