Local

Combate à dengue 2023: Concurso Cultural quer conscientizar alunos sobre a importância da prevenção

Ideia é levar informação para dentro dos lares e evitar nova epidemia

O combate à dengue nunca para. Porém, após um período de menor incidência de mosquitos Aedes aegypti durante o período do inverno, o retorno das estações chuvosas e quentes é motivo para alertar a população para a necessidade de não baixar a guarda para a doença.

Para trabalhar com a educação como forma de trazer a população de Franca para o centro do combate à dengue, a Vigilância Ambiental, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, está promovendo a 11ª edição do Concurso Cultural “Parceiros da Saúde contra o Aedes aegypti”. As inscrições para o concurso vai até o próximo dia 22. E tem premiação, que vai desde tablets até Kits YouTuber e Podcast (com equipamentos) para as escolas.

O objetivo da ação é conscientizar os estudantes e comunidade escolar sobre a importância de esforços coletivos e contínuos para o combate e prevenção ao mosquito da dengue. Os participantes deverão utilizar os personagens mascotes da Vigilância Ambiental nos trabalhos, que são o ZumZum, a Condessa Dengue, o cão Vigilante, Lino, o gato, e Andrezinho.

Quem pode participar

Podem participar alunos do Ensino Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental na categoria Arte Visual, onde serão selecionadas as três escolas com a melhor mensagem em vídeo de conscientização e combate ao Aedes aegypti.

Também serão escolhidos trabalhos nas categorias Arte Gráfica, com a seleção de 12 desenhos informativos para prevenção e combate ao Aedes aegypti, que poderão ser usados no calendário anual da Vigilância Ambiental 2024; melhor slogan, com a escolha de uma frase, que poderá ser utilizada como tema da Campanha de Mobilização Social contra o Aedes aegypti; Produção Textual, em que serão selecionados dois textos em estilo narrativo com o tema: “A turminha da Vigilância no combate ao Aedes aegypti” e Conteúdo Digital, com a escolha de três canais de YouTube de grêmio estudantil, com as melhores produções de conscientização e mobilização na comunidade contra o Aedes aegypti.

As inscrições podem ser feitas pelos formulários do Google nos links: https://docs.google.com/forms/d/1U4jBly3FniXLnu6dulkEmh-_-QdeQpuSWXp-uPV4DPA/viewform?edit_requested=true (categorias Arte gráfica, Slogan e Produção textual) e https://docs.google.com/forms/d/1bbkGMI2iwQVoAv_YgcAOrJTM5uNOrZ6l_OfmJBlV1xI (categorias Arte visual e Conteúdo Digital).

Também é possível realizar a entrega das produções originais na Vigilância, que fica na sede da Secretaria de Saúde, na Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Jardim Redentor.

A Categoria Digital está em seu segundo ano e o intuito da Vigilância é continuar produzindo orientação e educação para a comunidade onde estes estudantes estiverem inseridos, dos temas trabalhados pelo órgão.

A escolha dos finalistas será feita pela Comissão de Seleção do Concurso Cultural, composta por representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Diretoria de Ensino e Educação, entre os dias 25 e 29 de setembro. A exposição das produções vencedoras e a divulgação estão previstas a partir do dia 6 de outubro, através do site da Prefeitura.

A premiação dos vencedores do concurso está programada para o dia 22 de novembro, no auditório da Secretaria de Educação, às 14 horas. Em 2022, participaram 66 escolas e 9002 alunos.

Para a realização do evento, a Vigilância conta com apoio da Secretaria de Educação e da Diretoria Regional de Ensino. O regulamento pode ser conferido na íntegra, através do link https://franca.sp.gov.br/noticias/saude/concurso-cultural-2022.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo