Local

Casos de dengue disparam em Franca e registros já são três vezes maiores que no ano passado

Secretaria de Saúde vai lançar mão do "fumacê" para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypt

O número de casos positivos para a dengue em Franca tem alarmado as autoridades de Saúde do município. Só em janeiro, foram contabilizados 289 casos positivos da doença ante 90 casos no mesmo período de 2023.

A evolução da contaminação da população este ano é 3,2 vezes maior em se tratando de casos autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade. A Secretaria de Saúde de Franca também registrou outros 51 casos positivos, porém de pessoas que teriam contraído a doença fora da cidade.

Por conta dos dados levantados pela Saúde, que também levam em consideração a Avaliação de Densidade Larval (ADL) do mosquito Aedes aegypt, a secretaria deverá lançar mão do “fumacê” para tentar combater o avanço da doença.

De acordo com a Vigilância Sanitária, bairros como o Jardim Ângela Rosa e a Vila Scarabucci (locais onde foram registrados mais casos positivos da doença) e também o Panorama, o Paulistano e o São Francisco (onde houve grande incidência de larvas do mosquito) deverão ser os primeiros a entrar na programação do fumacê.

De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, além dos trabalhos dos agentes da Vigilância, é importante que a população também se conscientize e faça a sua parte para evitar criadouros nas residências e próximo a elas.

“O clima atípico deste começo de ano, com altas temperaturas e muita chuva tem contribuído para proliferação do mosquito. Se cada um fizer sua parte, em olhar dentro da sua casa ou estabelecimento comercial e eliminar os focos, conseguimos diminuir esses números”, disse Waléria.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo